Xadrez | (Com informações da FESMAX) | 20/01/2005 19h01

Unificação do título está mais longe de acontecer

Compartilhe:

O enxadrista Garry Kasparov fez declaração oficial, comunicando que vai se retirar do plano de reunificação do título mundial proposto pela Federação Internacional de Xadrez. Nos últimos dois anos e meio a FIDE não havia conseguido organizar um match de reunificação do título mundial entre Kasparov e o campeão do mundo da FIDE. Aconteceram várias tentativas, mas, o enfrentamento sempre era adiado no último momento.

\"Já é hora de retomar minha vida\", diz Kasparov. \"Quatro vezes eu coloquei minha vida sob apreensão para programar três meses para a preparação, o jogo e a recuperação. Esses adiamentos e cancelamentos desestabilizam-me profissional e pessoalmente\", reitera ele no comunicado.

Apesar dos prejuízos econômicos que têm sofrido, o que mais tem influenciado em sua decisão de retirar-se foi a influência negativa provocada dessa situação na organização de sua vida. \"A perda do salário é fácil compreender, mas os danos escondidos são psicológicos\", explica Kasparov.

O desenlace final de sua decisão foi o torneio de Corus em Wijk ann Zee, para o qual também estava convidado, mas se viu forçado a renunciar à participação pelo possível enfrentamento com Kasimdzhanov. Kasparov disse que é lastimável somente poder acompanhar as partidas de longe.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS