Xadrez | Com Fundesporte | 11/04/2024 09h31

Primeiro Festival de Xadrez dos Autistas acontece em Três Lagoas

Compartilhe:

Estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), abril é mundialmente dedicado à inclusão de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Em alusão a este mês, no dia 13 será realizada a primeira edição do Festival de Xadrez dos Autistas. O evento é organizado pela ASMX (Associação Sul-Mato-Grossense de Xadrez) junto à Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).

O Festival acontecerá na Câmara Municipal de Três Lagoas, com o objetivo de alcançar crianças e adolescentes com TEA. No evento será realizada a palestra “Jogos e brincadeiras que ajudam no desenvolvimento de crianças com autismo”, com a Drª Carolina Trevizan. O público-alvo são pais, professores, diretores e toda a comunidade escolar, com a finalidade de promover um ambiente escolar inclusivo.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, o esporte é ferramenta fundamental para promover a inclusão e a diversidade. “Acredito que podemos promover a inclusão por meio do esporte, o xadrez para crianças com TEA auxilia dando oportunidades de socialização, no desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, além de promover o bem-estar físico e emocional”.

Segundo o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda, o xadrez auxilia no desenvolvimento integral de crianças com TEA. “Além de estimular habilidades cognitivas como concentração, pensamento estratégico e resolução de problemas, o jogo proporciona um ambiente inclusivo e estruturado para aprimorar as habilidades sociais e emocionais dessas crianças. Na prática do xadrez, elas encontram uma forma de expressão e interação que fortalece sua autoconfiança e autoestima”.

CRONOGRAMA

8h às 8h45 – Credenciamento

8h50 às 9h – Apresentação cultural

9h às 10h – Palestra com Carolina Trevizan: “Jogos e brincadeiras que ajudam no desenvolvimento de crianças com autismo”

9h às 10h – Oficina de xadrez

10h às 10h20 – Entrega das medalhas aos participantes da oficina de xadrez

10h30: Encerramento

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS