Xadrez | (Com informações da Fundesporte) | 04/05/2005 13h48

Terceira turma de professores recebe treinamento para projeto

Compartilhe:

A terceira turma de professores da rede estadual de  ensino, iniciou ontem o curso  de capacitação da modalidade, como parte integrante do \\\\\\\"Projeto Xadrez nas Escolas em MS\\\\\\\". O projeto é uma realização do Governo Popular, através da Secretaria de Estado da Juventude e do Esporte e Lazer e da Secretaria da Educação  em parceria com o Ministério de Educação e o Ministério dos Esportes.

O professor Orlando Silvestre, presidente da Fesmax (Federação Sul-mato-grossense de Xadrez), fez uma palestra inicial para os 65 professores presentes na Escola Estadual Joaquim Murtinho. A Federação indicou o especialista em xadrez, como o professor Marcelo Gralha, para capacitar os professores.

Silvestre mostrou que o xadrez não é uma modalidade esportiva fácil de se jogar e a idade recomendada para a criança iniciar no esporte é a de oito anos. Para se ter uma idéia das dificuldades, o presidente da Fesmax fez uma comparação ao afirmar que \\\\\\\"é mais fácil passar no vestibular de Medicina da UFMS do que ser campeão estadual de xadrez\\\\\\\".

Silvestre esclareceu que o objetivo do projeto vai além de proporcionar a prática do xadrez nas escolas públicas. \\\\\\\"Por ser um esporte pedagógico que auxilia no desenvolvimento das demais disciplinas curriculares, o xadrez estimula o espírito competitivo e de autoconfiança, se adequando às exigências da educação moderna\\\\\\\", ressaltou. Cada escola estadual indicou
dois professores para receber a capacitação de 30 horas/aula. Na Capital, 160 professores estarão aptos a ministrar e acompanhar os alunos.

Continuidade
Para a técnica da Sejel, Célia Cordeiro, o projeto vai atender todas as 89 escolas da rede pública estadual de ensino da Capital, abrangendo 10 mil alunos. \\\\\\\"O Xadrez nas Escolas tem uma proposta de continuidade até ao interior e atingir todas as escolas públicas estaduais\\\\\\\", informou.

\\\\\\\"Existe uma procura pela aprendizagem dentro do universo da 5ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, com os alunos passando a ter freqüência mais constante, além de despertar o interesse de outras turmas e séries\\\\\\\", afirmou o professor Silvestre. \\\\\\\"O fato dos instrutores estarem próximos da realidade dos aprendizes facilita a relação do processo ensino-aprendizagem\\\\\\\", completou Célia.

Nas escolas, os cursos de xadrez serão ministrados entre 08 a 12 semanas, com a realização de eventos motivadores obedecendo as seguintes etapas: intraescolares, interescolares e eventos simultâneos, com a participação do enxadrista campeão mundial, o russo Anatoly Karpov.

Expansão
Em Mato Grosso do Sul, o esporte vem crescendo e conquistando mais adeptos. \\\\\\\"Nos eventos oficiais da federação, cerca de 3.500 atletas participam anualmente graças à organização, aos investimentos em tecnologia e
conhecimento feitos pela Fesmax\\\\\\\", afirmou Silvestre.

O xadrez também se destaca por ser o esporte que melhor se adaptou à informática, em todos os níveis. \\\\\\\"Além de melhorar o raciocínio e a concentração, o xadrez possibilita o desenvolvimento da criança e do adolescente e é utilizado pelos professores como instrumento para trabalhar as capacidades relacionadas ao pensamento crítico, como auxiliar ao \\\\\\\'aprender a pensar\\\\\\\' que é mais importante do que aprender soluções de problemas específicos\\\\\\\", finalizou Orlando Silvestre.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS