Xadrez | Da Redação/Com Assessoria de Comunicação de Corumbá | 29/11/2012 11h12

Jogo de xadrez humano é destaque em escola corumbaense

Compartilhe:

Corumbá (MS) - A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Educação, realizou na terça-feira (27) um campeonato de ‘xadrez humano’, onde os alunos foram as peças do jogo. A atividade aconteceu na Escola Municipal José de Souza Damy, com a finalidade de estimular o raciocínio lógico, promover a disciplina, concentração e criatividade dos alunos. 

O evento foi coordenado pela professora Vitória Régia e contou com a participação 500 crianças, entre educação infantil e 5º ano. Seguindo os mesmos princípios do xadrez convencional, que é praticado no tabuleiro de mesa, os alunos puderam utilizar toda sua capacidade de concentração e memória durante as competições.

“O jogo auxilia significativamente no desenvolvimento de algumas características do pensamento cognitivo, como abstração, memorização, raciocínio lógico, dedução e indução”, destacou a professora Vitória Régia, responsável por coordenar a prática esportiva na escola.

Ainda segundo a professora, a prática permitiu repensar a relação professor-aluno e foi considerado um excelente meio de elevar o nível intelectual das crianças, ensinando o manejo de numerosos mecanismos lógicos e contribuindo para o desenvolvimento de certas qualidades psíquicas e físicas. “Despertou a consciência da prática do xadrez como atividade necessária ao bem estar individual e coletivo”, concluiu.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS