Terça-feira, 08 de julho de 2025, 05:37

Samuel Dias aposta na consistência para alcançar o cenário profissional

da redação - 7 de jul de 2025 às 08:38 16 Views 0 Comentários
Samuel Dias aposta na consistência para alcançar o cenário profissional

Aos 19 anos, o goleiro Samuel Dias de Oliveira Guimarães busca consolidar sua carreira no futebol. Natural de Itapebi, no interior da Bahia, e com passagem por diversos clubes, o atleta vem se destacando em competições estaduais em Mato Grosso do Sul e projeta novos passos rumo ao alto rendimento. A trajetória, no entanto, tem sido marcada por desafios técnicos, adaptação e constância.

A relação com o esporte começou cedo. “Minha trajetória no futebol começou quando eu tinha meus 6 anos, no futsal, na escolinha Craques do Futuro”, relembra. Ainda criança, demonstrou preferência pela parte defensiva da quadra e foi se aproximando do gol até se fixar como goleiro. “Sempre gostei de fazer parte da defesa e, aos poucos, fui chegando perto do gol. Acabei gostando da posição de goleiro, mesmo sendo uma posição de muita responsabilidade. É algo inexplicável, só quem é goleiro sabe a sensação única dessa posição.”

Samuel participou de seu primeiro Campeonato Estadual Sub-17 como titular. A experiência, segundo ele, foi marcante. “Foi uma experiência única. Mesmo com nervosismo e com aquele friozinho na barriga que é normal de todo atleta, consegui me sair bem, pois tenho prazer em jogar futebol.”

Apesar de já contar com um bom porte físico para a posição, Samuel comenta que a estatura ainda é um fator que influencia na forma como os goleiros são avaliados. “Hoje o principal desafio de um goleiro é a altura. Mesmo tendo 1,85m, ainda somos desvalorizados. Mesmo jogando bem com os pés, tendo explosão e sendo ágil, a altura interfere muito.”

Referências não faltam para sua formação. Entre os principais nomes que o inspiram, estão dois goleiros europeus com estilos distintos, mas complementares. “Me inspiro em dois goleiros: Yann Sommer, da Inter, e Manuel Neuer, do Bayern. O Sommer representa muito para os goleiros baixos e me motiva muito, pois mesmo sendo baixo, atua na elite do futebol mundial. E o Neuer, com quem me identifico muito pelo estilo de jogo, que é jogar com os pés.”

A rotina de treinos do jovem é dividida entre campo e academia. “Tenho uma rotina de treino de dois períodos, incluindo academia e campo, que fazem parte da minha preparação física e técnica”, explica. Além do trabalho físico, ele também busca conhecimento fora das quatro linhas. “Gosto de estar estudando sobre minha posição para estar evoluindo a minha mente e me adaptando.”

O primeiro grande momento vivido no futebol profissional aconteceu no Campeonato Sul-Mato-Grossense Série B, em 2023. Samuel integrou o elenco da Portuguesa-MS, equipe que conquistou o título da competição e que atualmente se chama Pantanal. “Foi o momento mais marcante da minha carreira até agora, ter participado do profissional e ser campeão da Série B.”

Com passagens por clubes de diferentes regiões do país, Samuel já defendeu o ABA-SP, Atlético Pirapora-MG, Grêmio Maringá-PR, D9 Futebol Clube-MS, Clube Atlético-MS e a própria Portuguesa-MS. “Já tive proposta de clubes paulistas”, conta. As experiências em diversas realidades do futebol de base e profissional têm ajudado o goleiro a amadurecer tecnicamente e entender a dinâmica do jogo em contextos distintos.

Ele afirma que o aspecto psicológico é essencial para quem joga sob pressão direta. “Ser o último homem requer muita concentração e não poder cometer erros para não comprometer a partida”, explica. Para lidar com isso, ele reforça a importância da preparação completa. “É treinando bem ao decorrer da semana, se concentrando bastante, evitando pensamentos negativos e se entregando nos jogos.”

Além dos treinamentos e jogos, Samuel cultiva práticas pessoais que considera fundamentais para seu equilíbrio fora de campo. “Gosto muito de ouvir música e ir na igreja, pois é de Deus que vem a força que nos ajuda a estarmos firmes e focados em nossos objetivos.”

Ao projetar o futuro, o goleiro deixa clara a ambição de alcançar voos mais altos. “Pretendo progredir no cenário profissional, pretendo chegar no alto nível do futebol e um dia estar no cenário mundial, para que eu possa viver tudo que sonhei com o futebol e com a minha família.”

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.