Geral | Com CG Noticias | 15/04/2024 14h04

Praças e campos de futebol se transformam em espaços de lazer na Capital

Compartilhe:

O planejamento para tornar a iluminação pública de Campo Grande 100% LED, que proporciona maior qualidade de visibilidade e economia, inclui a transformação das praças e campos de futebol em espaços multifuncionais, de lazer e integração dos moradores dos bairros. Os investimentos da Prefeitura refletem em melhorias na segurança pública e na economia local.

A Administração Municipal visa a construção e revitalização das praças e áreas esportivas que contemplem também um sistema de iluminação, para os moradores poderem aproveitar o clima ameno da noite para as práticas esportivas, usufruindo das pistas de caminhada e das academias ao ar livre. No início deste mês, a prefeita Adriane Lopes entregou a academia ao ar livre e o novo sistema de iluminação pública na Praça do Bairro TV Morena. “A Prefeitura acredita que os espaços em comum devem ser explorados pelos moradores e este é mais um local para uso e práticas saudáveis”, afirmou.

“Estávamos precisando disso. O exercício sempre é benéfico, ainda mais ao ar livre. É bom vir aqui, andar e respirar o ar puro. Agora teremos esse privilégio”, disse Carlos Pimentel, que mora há mais de 30 anos no bairro TV Morena. A praça agora conta também com pista de caminhada e playground para as crianças.

No bairro Maria Aparecida Pedrossian, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) concluiu a substituição de todas as luminárias antigas por LED, incluindo a praça do bairro, onde os moradores praticam atividades esportivas. O professor aposentado Jânio Batista está no quinto mandato como presidente da Associação de Moradores do Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian.

“Temos uma avenida muito importante chamada Avenida Marinês de Souza Gomes, que possui um canteiro central no Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian. Após essa pista dupla, há uma pista única, sinuosa e estreita, que chamamos de via ecológica, ligando o Maria Aparecida Pedrossian ao residencial Damha. Nessa via, conseguimos instalar iluminação LED. Antes, essa área era mal iluminada, com luminárias antigas e fracas, entre os galhos. Solicitamos a substituição pela iluminação LED, o que foi feito”, afirma o presidente da Associação de Moradores.

Como parte do projeto de revitalização do Parque Tarsila do Amaral, a Sisep instalou postes com refletores para melhorar o espaço frequentado por mais de 3 mil pessoas por semana, moradores da região do Nova Lima. E na Vila Ipiranga, a instalação de luminárias deu nova vida à área pública localizada entre as ruas do Boticário, Arica e Carandá. Nos bairros Santa Felicidade e Moreninha, os campos também receberam iluminação, permitindo que os moradores frequentem os locais durante a noite.

Revitalizado, o campo de futebol da Moreninha II, existente desde 1981, foi entregue em fevereiro deste ano. Uma alegria para Ivanildo Cantuário, de 56 anos, que mora no bairro desde 1985. “Isso era um grande desejo da população aqui. Desde que me lembro, o campo ainda era de terra. Conquistar este benefício é importante para todos”, disse ele.

Para Beatriz Martins, de 20 anos, que integra a Escolinha de Futebol Vila Nova, a iluminação dará um impulso ao projeto. “As crianças estavam sofrendo com os treinos durante o dia, devido ao calor. Agora, poderemos fazer os treinos em horários melhores, garantindo a qualidade e a segurança de nossas crianças”, comenta a jovem, que também faz parte da Associação dos Moradores da Moreninha II.

“Esse é o papel da administração pública, fazer com que as coisas funcionem e cheguem até as famílias”, afirmou a prefeita Adriane Lopes durante a entrega da revitalização. Essa ação da Prefeitura também beneficia o comércio local, pois o campo está localizado ao lado da rua onde ocorre a feira do bairro. Outro investimento importante da administração municipal na região foi a troca dos refletores do Estádio Jacques da Luz, palco de importantes competições estaduais e nacionais.

Em dezembro, os moradores do bairro Nova Olinda receberam a revitalização da praça, com moderna academia ao ar livre, playground, pista de caminhada e melhorias na iluminação pública. “Por se tratar de um bairro antigo, temos inúmeros idosos na comunidade. Portanto, contar com equipamentos como esses, trazidos pela Prefeitura, faz toda a diferença. A atividade física é essencial hoje em dia, não é? É um sonho antigo nosso que se tornou realidade”, comentou Zilmar Acosta, liderança comunitária do bairro, durante a entrega do espaço revitalizado.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS