Geral | Com Prefeitura de Dourados | 07/04/2024 08h39

Atividade física promove qualidade de vida e auxilia na saúde do corpo

Compartilhe:

No próximo dia 7 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde, data que leva à reflexão sobre a importância dos cuidados com o bem-estar físico e mental. Uma das formas mais simples, eficazes e acessíveis para a promoção da saúde é a prática regular de atividade física.

Diretor-presidente da Funed (Fundação Esporte e Lazer), Luís Arthur Spinola, ressalta que a atividade física desempenha um papel vital na promoção da saúde, fortalece o corpo, melhora a circulação sanguínea, aumenta a resistência, reduz o estresse, melhora a qualidade do sono e é fundamental na prevenção de uma série de doenças crônicas, como diabetes, doenças cardíacas e obesidade.

“Um estilo de vida ativo é essencial para qualidade de vida, prevenção e tratamento de diferentes tipos de doenças, principalmente, doenças crônicas degenerativas. Segundo a organização mundial da saúde, semanalmente cada pessoa deve acumular 150 minutos de exercício físico de intensidade moderada, logo, uma simples caminhada de 30 minutos cinco vezes na semana, já é suficiente”, explica.

A prática de atividade física não requer equipamentos caros, existem várias práticas simples e gratuitas que podem ser incorporadas à rotina diária para melhorar a saúde, como caminhadas, danças, alongamentos e exercícios de corpo, como flexões, abdominais e agachamentos.

“Esses exercícios podem ser facilmente incorporados à rotina diária, seja em casa, no parque ou até mesmo no local de trabalho. Dourados dispõe de diversos Parques, Cepers e espaços apropriados para essas práticas. A Prefeitura tem realizado a revitalização e manutenção desses locais, para facilitar ainda mais o acesso da população”, completa Luís Arthur.

Em Dourados, a Prefeitura desenvolve, através da Funed, o Programa Esporte e Lazer para Todos, com atividades físicas gratuitas e com orientação profissional no Complexo Poliesportivo Jorge Antônio Salomão ‘Jorjão’, Parque Antenor Martins, Parque Alvorada, Ceper I, II, III e IV Plano, Parque Rego D’Água, Douradão, Parque das Nações e Estação Cidadania.

Para mais informações, basta procurar a Funed presencialmente no ‘Jorjão’ ou através do telefone/WhatsApp (67) 98163-0325.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS