Vôlei de Praia | UOL | 01/04/2007 16h32

Santos vê festa de Maria Clara/Carolina e Márcio/Fábio Luiz

Compartilhe:

Santos (SP) - A quarta etapa do Circuito Nacional de vôlei de praia, disputado em Santos (SP), terminou neste domingo em festa para a família Salgado. Isabel viu suas filhas Maria Clara e Carolina (RJ) subirem no alto do pódio pela primeira vez após a vitória sobre Ana Paula e Leila (MG/DF) por 2 a 0 (18-15 e 18-11).

No masculino, o título, segundo na temporada, ficou com os atuais campeões mundiais Márcio e Fábio Luiz (CE/ES), que derrotaram Luizão e Hevaldo (AM/CE) por 2 a 0 (18-16 e 18-12) e assumiram a liderança da temporada.

A alegria de Isabel, Maria Clara e Carolina foi ainda maior com o terceiro lugar do filho Pedro Solberg que, ao lado de Harley (DF), ganhou de Billy/Bruno Schmidt (ES/DF) por 2 a 0 (22-20 e 18-12). Juliana e Larissa (CE/PA) completaram o pódio após superarem Ágatha e Shaylyn (PR/CE) por 2 a 0 (20-18 e 18-15).

"Foi uma etapa incrível. Nossa família é unida e passa o tempo todo junta. Um confia muito no outro e se dá muito bem. No caso delas, a gente sabe impor os limites para não confundir as coisas. Estou bastante feliz", disse Isabel, que é técnica das filhas.

O primeiro set começou equilibrado. Ana Paula e Leila chegaram a abrir dois pontos de diferença no início: 6-4. No entanto, num bloqueio de Carolina sobre Leila, o placar ficou empatado (7-7). A partir daí, Carolina fez a diferença no ataque e no bloqueio, contando com a eficiência de Maria Clara no passe. Desta forma, fecharam a primeira parcial por 18-15.

No set seguinte, Leila continuou tendo dificuldades para superar a marcação de Carolina e as filhas de Isabel abriram 8-4. Com isso, Ana Paula explorou bem a sua experiência e passou a surpreender na segunda bola. A diferença diminuiu para dois pontos (9-7). Com Maria Clara muito bem na defesa e no passe, Carolina pôde atacar com eficiência e as irmãs chegaram à vitória: 18-11.

"É uma sensação incrível. Dedico essa conquista a minha mãe, que é muito dedicada e trabalha bastante para que a gente seja vencedora", disse Maria Clara. Já a análise da irmã foi mais técnica. "Foi uma vitória de toda a equipe. Dedico às pessoas que fazem a nossa preparação em Ipanema. Com relação ao bloqueio, acredito que foi importante. Tudo deu certo nessa etapa", afirmou Carolina.

No masculino, a final também teve um primeiro set equilibrado. O bloqueio do capixaba Fábio Luiz funcionou cinco vezes - no 16-15, foram dois consecutivos. Fábio voltou a aparecer em um contra-ataque, e Márcio selou a vitória por 18 a 16.

No segundo set, o público assistiu as defesas do cearense Márcio. Um bloqueio de Fábio Luiz colocou a dupla em vantagem sobre os adversários em 5 a 1. Administrar o marcador não foi difícil. Com o placar em 15-19, dois erros de finalizações seguidos ainda diminuíram um pouco a diferença, mas um ataque desperdiçado por Luizão fechou o jogo em 18-12.

A dupla briga pela classificação para os Jogos Pan-Americanos, em julho, no Rio de Janeiro, com os campeões olímpicos Ricardo e Emanuel, que têm hoje uma vantagem de 320 pontos no ranking mundial. Ainda serão contabilizadas cinco etapas até o final do prazo previsto, 22 de junho. "Nenhuma dupla está 100%. Estaremos nosso ápice em maio, quando será iniciado o Circuito Mundial", avaliou Márcio.

Como o ranking leva em conta os quatro melhores resultados dos últimos seis torneios, o que inclui as duas últimas etapas do ano passado, Márcio e Fábio Luiz empataram com Ricardo e Emanuel, mas foram beneficiados pelo regulamento que leva em conta o último resultado. Os medalhistas de ouro olímpicos em Atenas ficaram em 9º em Santos.

A quinta etapa será em Campo Grande (MS), entre os dias 12 e 15 de abril. Será o penúltimo torneio antes do embarque das duplas para o Circuito Mundial.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS