Handebol | Da redação | 24/05/2005 15h15

Brasil estréia quarta no Pan-Americano de Seleções

Compartilhe:

O Brasil está pronto para entrar em quadra nesta quarta-feira, às 20h (horários de Brasília), para a estréia do Campeonato Pan-Americano de Seleções de Handebol Feminino, no Ginásio Cidade de São Bernardo do Campo (SP), com transmissão ao vivo pela BandSports. O adversário será o Canadá, que não desperta muito medo nas brasileiras. Depois de oito dias de treinamentos sob o comando do espanhol Juan Oliver Coronado, a equipe se sente bastante confiante e garante que já aprendeu muito com o novo técnico. Além de Brasil e Canadá, a primeira rodada conta com as partidas entre Argentina e República Dominicana, às 15h; e Uruguai e Estados Unidos, às 17h.
 
A experiente capitã Lucila, que se transferiu nesta temporada para o clube Cementos La Unión Ribarroja, da Espanha, confessou que esta foi uma semana curta para tantas novidades nos treinamentos. "Nós começamos a fazer alguns ajustes e demos prioridade à defesa porque é um dos fundamentos em que temos mais deficiência. Não é que o ataque esteja perfeito, mas não possui tantos problemas. Começamos um trabalho em longo prazo e temos uma boa perspectiva daqui para a frente."
 
O Canadá não é considerado pelas brasileiras um adversário difícil e, por isso, a expectativa para a estréia é tranqüila. "O Canadá é uma equipe que aparentemente não é forte. Eu não conheço muito bem esta Seleção, porque não disputei o último Pan-Americano, mas sei que não são tão fortes", comentou Lucila. A confiança se justifica muito pelos ensinamentos de Oliver. "Ele está abrindo nossas cabeças para coisas novas, nos ensinando a arriscar mais. Isso pode não dar certo em um primeiro momento, mas pode dar certo no futuro. Estamos aprendendo coisas que vamos utilizar quando formos enfrentar uma Seleção européia e que antes tínhamos dificuldades. Agora nós já sabemos o que elas fazem e podemos fazer também."
 
A goleira Chana, que há cinco anos atua fora do Brasil, disse que esta é a primeira vez que participa da disputa de um Pan-Americano. "Por estar jogando fora e o calendário não coincidir, nunca pude jogar. Sabemos que não é uma competição muito difícil para nós, mas vamos procurar estar a cada dia mais concentradas para que possamos melhorar. Sabemos que os adversários não são iguais aos times europeus, apesar disso, queremos ver o resultado do nosso trabalho", explicou.
 
Transmissões
O Campeonato Pan-Americano de Handebol Feminino contará com a parceria do canal BandSports, que irá transmitir nove jogos, seis deles ao vivo, além da cobertura completa que será veiculada na Band e BandNews. A cobertura tem início já na estréia da competição, com a exibição ao vivo de Brasil e Canadá e do VT de Uruguai x Estados Unidos.
 
Confira a tabela de jogos:
 
Amanhã - 25/05
15h00 - Argentina x República Dominicana
17h00 - Uruguai x Estados Unidos
20h00 - Brasil x Canadá - BandSports
 
Quinta-feira - 26/05
16h00 - Canadá x Estados Unidos
18h00 - Argentina x Uruguai
20h00 - Brasil x República Dominicana - BandSports
 
Sexta-feira - 27/05
16h00 - República Dominicana x Uruguai
18h00 - Canadá x Argentina
20h00 - Estados Unidos x Brasil - BandSports
 
Sábado - 28/05
13h00 - Argentina x Estados Unidos
15h00 - Brasil x Uruguai - BandSports
17h00 - Canadá x República Dominicana - BandSports
 
Domingo
08h00 - Estados Unidos x República Dominicana
09h30 - Uruguai x Canadá
11h30 - Argentina x Brasil - BandSports
 
Seleção Brasileira - as goleiras Chana Franciela Masson (FCK Handbold A / S - DEN) e Jacqueline Santana (Cementos La Uinion Ribarroja-ESP); as armadoras Adriana Lima (MESC / São Bernardo - SP), Aline da Silva (São Paulo FC / Esp.Guarulhos - SP), Aline Silva Santos (El Ferrobus Mislata - ESP), Lucila Vianna da Silva (Cementos La Unión Ribarroja - ESP), Millene Bruna Figueiredo Silva (São Paulo FC), Silvia Helena Pinheiro (CDES Gil Eannes - POR) e Tayra Rodrigues Lima (MESC); as pontas Alexandra do Nascimento (Hyppo No - AUT), Aline Waleska Rosas (São Paulo FC), Fabiane dos Santos Santana (SER Águias Nova Gerte - SP) e Viviane Rodrigues Jacques (São Paulo FC); e as pivôs Alessandra de Oliveira (CDES Gil Eannes - POR), Daniela de Oliveira Piedade (Hyppo No) e Juceli Aparecida S. da Rosa (MESC). 
 
Além do técnico Juan Oliver Coronado, a comissão técnica é formada por Marisa Cecília Loffredo e Rita de Cássia Orsi (auxiliares), Samir Salim Daher (médico), Wilton Domingues (preparador físico) e Maria Rita Cardoso Gomes (fisioterapeuta). 
 
As Seleções Brasileiras de Handebol têm o patrocínio da Petrobrás e contam com o fornecimento de material esportivo da Penalty.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS