Handebol | Da redação | 29/05/2005 15h20

Brasil é ouro no Pan-Americano Adulto Feminino

Compartilhe:

O Brasil manteve a hegemonia no handebol das Américas ao conquistar, neste domingo, pela quinta vez, o título do Campeonato Pan-Americano Adulto Feminino, no Ginásio Cidade de São Bernardo do Campo (SP). A equipe passeou pela quadra diante da Argentina, que teve que absorver um placar com 14 gols de diferença: 24 a 10. Com o resultado, os dois times garantiram a vaga para o Campeonato Mundial, em dezembro, na Rússia. A medalha de bronze e a terceira vaga para o Mundial ficaram com a equipe do Uruguai, que venceu o Canadá, por 27 a 22. Na quinta colocação ficou a República Dominicana, ao derrotar os Estados Unidos, por 30 a 23. A dominicana Yudith Brito foi a maior goleadora do torneio, marcando 33 gols nas cinco partidas.
 
A velha rivalidade em quadra foi enfatizada na partida entre Brasil e Argentina. Além de valer o título do campeonato, as duas equipes colocaram o orgulho em jogo. Em um confronto emocionante, sob o olhar de cerca de quatro mil torcedores brasileiros, os nervos estavam à flor da pele. A armadora Aline Santos deu início ao placar brasileiro, mas a defesa das duas equipes foi o fator predominante. O equilíbrio esteve presente até a metade do primeiro tempo, quando o Brasil, pelas mãos da armadora Chicória, abriu boa vantagem para depois fechar a parcial em 12 a 6. No segundo tempo, as brasileiras começaram a avançar pelas pontas e deixaram o ataque argentino imobilizado. O Brasil passou a dominar a partida, o que desestabilizou ainda mais o time adversário. Com uma diferença de 14 gols, as brasileiras sagraram-se campeãs.
 
O responsável pelo trabalho feito com a Seleção Brasileira, o técnico espanhol Juan Oliver Coronado, explicou um pouco da tática utilizada pelo grupo. "Estamos começando a trabalhar mais a defesa porque em partidas internacionais, principalmente contra as equipes européias, ela é essencial. A defesa é um seguro de vida." O técnico deu os parabéns ao trabalho de sua equipe. "Não posso deixar de agradecer ao trabalho das jogadoras que se dedicaram muito durante toda a fase de preparação."
 
A nova postura de todo o time foi um ponto de destaque na competição. "Estamos implantando novos conceitos e conseguimos melhorar em muitos sentidos, mas ainda temos muita coisa a fazer. Em alguns momentos arremessamos mal e perdemos muitos gols. É preciso obter mais concentração nos arremessos", concluiu.
 
A ponta direita Alexandra foi a artilheira da Seleção Brasileira no campeonato, com 24 gols, e comemorou o novo momento que está vivendo. "O novo trabalho que a comissão técnica está implantando desafoga um pouco o jogo das armadoras e das pivôs. Com isso, sobra a responsabilidade também para nós, pontas, e fui feliz na competição em conseguir desempenhar muito bem a minha função", afirmou.
 
Outro destaque da Seleção Brasileira foi a goleira Chana, que praticou grandes defesas e no final da partida ainda quase surpreendeu o adversário com um gol. "Particularmente acho que foi o meu melhor jogo, cumpri bem o papel que foi determinado e, além de defender, consegui ligar alguns contra-ataques, que é importante no handebol", explicou a jogadora.
 
Sobre o clima de rivalidade que existe sempre em confrontos entre Brasil e Argentina, no handebol não seria diferente, e a marcação forte das argentinas irritou muitas vezes as brasileiras. "Estamos acostumadas a enfrentar a defesa delas, que é muito forte. A Argentina entra mesmo para bater, mas no final acaba prevalecendo o melhor handebol do Brasil e a vantagem no placar explica isso", disse a armadora Chicória.

Brasil: Chana, Alexandra (4 gols), Daniela (2), Pará (1), Lucila (4), Adriana e Aline Santos (3), além de Chicória (6), Fabiane, Adriana (2), Tayra, Millene (1), Juceli e Sílvia Helena (1).

Argentina: Valentina, Maricel, Patrícia (1), Bibiana, Pilar, Cíntia (1) e Mariana (3), além de Magdalena (5).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS