Futebol Europeu | GE.Net | 17/05/2006 18h52

Barcelona vence de virada e conquista Liga dos Campeões

Compartilhe:

Paris (França) - O Barcelona saiu atrás do placar, mas graças a uma virada emocionante, conseguiu nesta quarta-feira a sua segunda conquista da Copa dos Campeões da Europa. No jogo disputado em Paris, o time azul e grená venceu o Arsenal por 2 a 1, com direito a gol do brasileiro Belletti, e levantou o troféu continental pela segunda vez, 14 anos depois do primeiro título.

O jogo teve tons dramáticos desde o começo. Apesar de ter começado o jogo pressionando o adversário, o Arsenal teve um grande revés aos 20 minutos, quando o goleiro alemão Jens Lehmann foi expulso depois de impedir o gol do camaronês Samuel Eto'o. Com um a menos, os Gunners se retraíram na defesa, mas bloqueando muito bem as tentativas do Barcelona.

A ineficiente ofensiva do Barça foi castigada aos 36 minutos, quando em uma falta marcada de forma polêmica pela arbitragem, o Arsenal conseguiu o seu gol. O francês Thierry Henry cruzou e o zagueiro Sol Cambpell, de cabeça, mandou a bola no canto direito de Valdés para marcar 1 a 0 Arsenal.

Ainda na etapa inicial, o Barcelona tentou uma reação, mas em sua melhor tentativa, o time acabou parando na trave de Almunía no chute de Eto'o. Na etapa final, os catalães partiram para o tudo ou nada, principalmente nas jogadas individuais de Ronaldinho, mas a defesa do Arsenal se mostrou muito bem postada e conseguiu segurar o ímpeto do adversário. Pelo menos até os 31 minutos do segundo tempo.

Foi quando a defesa inglesa acabou sucumbindo, 995 minutos depois de ter sido vazada pela última vez nesta Copa dos Campeões. Em uma rápida troca de passes, o sueco Henrik Larsson tocou para Eto'o chutar na saída de Almunía e empatar o jogo. A virada veio quatro minutos depois, e com um gol brasileiro - mas engana-se que quem balançou as redes foi Ronaldinho Gaúcho. Depois de novo passe açucarado de Larsson, o lateral-direito Belletti (que havia começado no banco) chutou forte para vencer Almunía e marcar o gol do título.

É a segunda conquista do Barcelona na competição máxima do futebol europeu. O time espanhol já havia vencido a competição em 1992, ao superar a Sampdoria na decisão, e tinha sido vice em outras três oportunidades, ao ser derrotado por Benfica, em 1961, Steaua Bucareste, em 1986, e Milan, em 1994.

O título europeu assegura o Barcelona na disputa do próximo Mundial de Clubes da Fifa, a ser disputado no fim do ano, no Japão. Além do time espanhol, quem também já está garantido é o América mexicano, vencedor da Copa dos Campeões da Concacaf deste ano ao superar os compatriotas do Toluca na decisão.

Já o Arsenal, apesar da derrota, teve nesta temporada a sua melhor campanha na Copa dos Campeões em toda a história, uma vez que nunca havia chegado sequer às semifinais da competição. Com o quarto lugar no último Campeonato Inglês e o vice continental, a equipe será obrigada a disputar a terceira fase preliminar da próxima edição da competição européia.

O jogo - Mesmo com o favoritismo atribuído ao Barcelona antes do jogo, o Arsenal não se acuou e começou o jogo pressionando o adversário. Logo aos dois minutos de jogo, o atacante francês Thierry Henry mostrou seu cartão de visitas ao se antecipar ao mexicano Rafa Márquez e bater na saída de Valdés. O camisa um do Barça, porém, conseguiu fazer a defesa e evitar o gol dos Gunners. No minuto seguinte, novamente Valdés entrou em ação, ao defender nova tentativa de Henry, desta vez de fora da área.

Passada a pressão inicial, o Barcelona conseguiu equilibrar o jogo e, aos 20 minutos, quase abriu o placar, não fosse a interferência da arbitragem. O goleiro alemão Jens Lehmann saiu da área e cometeu falta no camaronês Samuel Eto'o, e em seguida o francês Ludovic Giuly colocou a bola para dentro do gol. No entanto, o árbitro Terje Hauer anulou a marcação, já que havia apitado a falta do goleiro antes e expulsou Lehmann, para indignação de ambos os lados.

O jogo se transformou um duelo de ataque contra defesa, mas apesar de ter mais a posse de bola, o Barça só conseguia ameaçar o adversário com tentativas de longe. O brasileiro Ronaldinho, pouco inspirado, pouco fez para reverter a situação.

Sem conseguir ser eficiente no ataque, o Barcelona sofreu as conseqüências na defesa. Em uma falta marcada de maneira duvidosa pela arbitragem, Henry cruzou da direita e o zagueiro Sol Campbell, aos 36 minutos da etapa inicial, cabeceou no canto direito de Valdés para abrir o placar: 1 a 0 Arsenal, mesmo com um jogador a menos em campo.

Apesar da vantagem numérica no gramado - e a desvantagem no placar - o Barça só voltou a levar algum perigo para o gol do Arsenal já nos acréscimos da etapa inicial. Depois de passe de Ronaldinho, Eto'o passou pela defesa inglesa e chutou para boa defesa de Almunía. A bola ainda bateu na trave direita e, em seguida, a defesa do Arsenal conseguiu afastar.

Sem ter muito o que fazer, o técnico holandês Frank Rijkaard decidiu colocar o Barcelona para frente na segunda etapa, com as entradas do atacante Henrik Larsson e do lateral-direito Belleti em campo, nos lugares de Van Bommel e Oleguer. A mudança deu resultado e, em um intervalo de quatro minutos, o Barça conseguiu a virada no placar e garantiu o título continental.

Depois de uma boa troca de passes pela esquerda, Larsson passou para Eto'o dentro da área e o camaronês, na saída de Almunía, empatou o jogo para o time espanhol, vazando a defesa inglesa depois de 995 minutos de invencibilidade.

O gol do título veio aos 35 minutos, e dos pés menos prováveis. Depois de novo passe açucarado de Larsson, Belletti invadiu a área pela direita e chutou forte, por entre as pernas de Almunía, para dar jejum aos 12 anos do Barcelona sem título na Copa dos Campeões.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS