Bate-Bola | Da Redação | 28/07/2005 18h14

Mestre japonês realiza rigoroso treinamento de inverno

Compartilhe:

Bate-Bola com o mestre japonês Mitsuhisa Matsuo

O mestre de judô Mitsuhisa Matsuo, esteve em Campo Grande realizando o kangueiko, treinamento rigoroso realizado no inverno. O sensei japonês tem vasta experiência em atividades como esta e  realizou os treinamentos na Academia Moura. Os atletas ficaram motivados com o treinamento e experiência passada pelo mestre, que já domina a língua portuguesa.

Mitsuhisa é natural de Tóquio e veio para o Brasil trabalhar em uma área totalmente distinta do judô, mas foi no esporte que ele acabou se profissionalizando. Atualmente, o mestre mora em Poços de Caldas-MG, onde realiza um trabalho com crianças carentes.

 

Esporte Ágil - Há quanto tempo você trabalha com o esporte?

Mitsuhisa - Comecei a dar aula de judô em 1982, em Londrina, no Paraná. Em 1988, mudei para Poços de Caldas-MG, onde moro e trabalho até hoje.

Esporte Ágil - Como foi sua vida de atleta?

Mitsuhisa - Treinei no Japão até os 22 anos, quando vim para o Brasil. Aos 26 anos, alcancei o 3º grau de faixa preta, mas não cheguei a conquistar muitos campeonatos importantes. Me dediquei mais a atividade de professor, obtendo mais êxito nesta carreira do que na de atleta.    

Esporte Ágil - Como veio para o Brasil?

Mitsuhisa - Vim como imigrante japonês. Me formei em Agronomia aos 22 anos, logo em seguida, vim para o Brasil. O Brasil atraía muitos profissionais de agronomia do Japão.  Comecei a trabalhar aqui em 1965, em uma fazenda, mas já praticava judô e acabei deixando a agronomia para trabalhar com o esporte.

Esporte Ágil - O que acha do nível do Brasil no judô?

Mitsuhisa - Muito bom. O Brasil é um dos países mais fortes no judô. Geralmente, os países que conseguem maiores classificações em competições mundiais são, respectivamente, a França, o Brasil e o Japão.

Esporte Ágil - O que achou do nível dos judocas de Mato Grosso do Sul?

Mitsuhisa - É a primeira vez que trabalho em Mato Grosso do Sul e estou gostando muito do esforço dos atletas daqui. Eles têm se mostrado muito disciplinados e esforçados, não é em qualquer lugar que se encontra jovens tão dedicados. Estão demonstrando um bom desempenho.

Esporte Ágil - Algum de seus alunos já conquistou títulos nacionais ou mundiais?

Mitsuhisa - Sim, tenho alunos que já foram campeões brasileiros e participaram de campeonatos mundiais.

Esporte Ágil - O que é o Kangueiko?

Mitsuhisa - É um forte treinamento de inverno que dura uma semana. Os atletas são submetidos a rigorosos treinamentos no início da manhã, quando a temperatura está ainda mais baixa. Essa forma de treinamento faz um atleta mais forte, já que explora sua concentração e resistência.

Esporte Ágil - Qual é o objetivo deste treinamento?

Mitsuhisa - Fazer com que o atleta vença seus próprios limites, se tornando mais forte e resistente, tendo fácil concentração e esteja preparado para vencer qualquer adversário.

Esporte Ágil - Que tipo de trabalho exerce em Poços de Caldas?

Mitsuhisa - Tenho seis academias de judô que somam 300 alunos. Trabalho com crianças carentes pela prefeitura. Proporcionamos treinamentos a estas crianças para incentivar a prática de esportes e dar uma oportunidade a elas.

Esporte Ágil - De quem foi à iniciativa de trabalhar com crianças carentes?

Mitsuhisa - Foi da prefeitura. Esportes de todas as modalidades são oferecidos às crianças.

Esporte Ágil - E como está sendo o resultado deste trabalho?

Mitsuhisa - Nosso objetivo principal não é o de tornar estas crianças campeãs, e sim, tira-las da rua, para aprenderem com o esporte e crescerem fortes e com saúde. Estamos conseguindo bons resultados, já que muitas crianças estão participando dos treinos.

Esporte Ágil - Você costuma realizar treinos por todo Brasil?

Mitsuhisa - Todo ano, no mês de julho, realizo o kangueiko. No ano passado, por exemplo, fiz no Belém do Pará. Durante muito tempo realizei kangueiko na cidade de Bastos-SP, onde alguns atletas obtiveram importantes conquistas em competições.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS