Bate-Bola | Da redação | 17/10/2005 17h05

Bate-Bola: Sarita Bacciott

Compartilhe:

Sarita Bacciott

Sarita de Mendonça Bacciott é professora universitária e presidente da Federação de Ginástica de Mato Grosso do Sul, que estará realizando pela primeira vez em Campo Grande, nos dias 20, 21 e 22 de outubro, o Torneio Nacional de Ginástica Olímpica. A competição contará com a presença de 23 equipes de 9 Estados brasileiros e acontecerá no Sesi do Conjunto José Abrão.

Campeã do Estado por diversas vezes, Sarita praticou ginástica olímpica dos 6  aos 24 anos e acredita que este Torneio poderá possibilitar um crescimento da modalidade em nosso Estado.

Presidente da Federação desde o início deste ano, Sarita lembra que a ginástica estava parada em Mato Grosso do Sul e este Torneio está motivando e movimentando técnicos e atletas. Ela fala também que o número de crianças que estão praticando ginástica em Campo Grande está surpreendendo, cerca de 400.

Esporte Ágil - Há quanto tempo você preside a Federação de Ginástica Olímpica de MS?

Sarita - Há quase um ano. Eu trabalhava em outro cargo na Federação e neste ano disputei as eleições para presidente.

Esporte Ágil - Como você vê a atual situação da Ginástica em nosso Estado?

Sarita - A ginástica não é muito difundida no interior do Estado, ela é mais trabalhada em Campo Grande, Dourados e Naviraí. Temos a intenção de firma-la na capital e depois leva-la ao interior, mas é uma pretensão futura. Não adianta ter um lugar para trabalhar ginástica se não tem profissional, não adianta ter competição se não tem arbitro, é uma serie de fatores que devem ser analisados. O Torneio vai possibilitar a compra de alguns materiais e está motivando nossos atletas, já que estarão participando de um evento nacional, sendo que há dois anos disputávamos este Torneio. Sou professora universitária e procuro aliar meu trabalho da Federação com o da Universidade. Agente faz um incentivo à ginástica de base nas escolas, já que ela foi esquecida na Educação Física. Temos feito também um trabalho de especialização da modalidade em si. Este ano oferecemos um curso de arbitragem. Eu acredito que este Torneio vai possibilitar um crescimento, nossos atletas e técnicos estão motivados e dedicados aos treinos.

Esporte Ágil - O número de atletas que praticam ginástica em Campo Grande é satisfatório?

Sarita - Nós tivemos um festival no dia 1º de outubro, no Centro de Treinamento, com 334 crianças inscritas. Foi um número satisfatório, pois vimos que havia mais gente do que imaginávamos. Temos hoje mais de 400 crianças praticando ginástica.

Esporte Ágil - Os atletas daqui têm demonstrado bom desempenho?

Sarita - No Torneio Nacional teremos a volta da Gabriela Colombelli, uma atleta muito boa que acompanhamos desde criança e estava parada. Quando não acontecem eventos grandes os atletas acabam perdendo a motivação. Outra ginasta que temos esperança que se destaque é a Adriana Gatti.

Esporte Ágil - A modalidade tem tido apoio e patrocínio necessários?

Sarita - Contamos somente com a verba de apoio público. Em alguns torneios, como este nacional, fica alguma verba para a Federação, mas não temos um grande patrocinador. Muitas escolas particulares utilizam o Centro de Treinamento da prefeitura e não investem em suas próprias escolas. O meio privado poderia colaborar mais.

Esporte Ágil - Você acha que depois de atletas como Dayane dos Santos e Daniele Hipólito terem se destacado a nível nacional, surgiram mais pessoas interessadas em praticar ou patrocinar a ginástica?

Sarita - É natural que isso aconteça. Antes o Brasil contava com uma representante nas Olimpíadas, hoje temos uma equipe completa, tanto masculina como feminina. Estes fatores refletem nas nossas escolinhas e nos locais de ginástica. Logo que a Dayane despontou tivemos uma explosão na ginástica. Mas uma explosão por conta de mídia não se mantém por muito tempo. As ginastas que começam costumam se espelhar nas grandes, por isso é importante que elas se destaquem. 

Esporte Ágil - Quais eventos a Federação realiza durante o ano?

Sarita - Temos feito o Campeonato Estadual de Trampolim, o Estadual de Ginástica e duas competições menores na rede municipal, para as crianças das escolas. É também a Federação de Ginástica quem organiza a modalidade nos Jogos Escolares e Abertos.

Esporte Ágil - Como surgiu a oportunidade de Campo Grande sediar o Campeonato Brasileiro?

Sarita - Foi uma luta de anos. Ano passado tínhamos garantido o Torneio em Campo Grande, mas tivemos que abrir mão, pois estávamos contando com um projeto da Confederação de levar material de ginástica para todo Brasil e a verba do projeto não saiu. Não tínhamos condições de realizar o Torneio sem esse material. Neste ano tivemos o Torneio como o primeiro propósito da Federação, realizamos o curso de arbitragem pensando nele. No início do ano houve uma assembléia onde foi decidido quem seria a sede do Torneio de 2005. A disputa ficou entre Mato Grosso do Sul e Rio Grande Do Norte e nós conseguimos. Vai ser a realização de um sonho, este é o primeiro evento nacional de ginástica que trazemos para Campo Grande.

Esporte Ágil - A estrutura da cidade está adequada para receber as equipes de fora?

Sarita - Os equipamentos que nós não temos estamos comprando ou trazendo da Confederação.

Esporte Ágil - Quais Estados virão participar?

Sarita - São 23 equipes de 9 Estados: Sergipe, Pernambuco, Goiás, Espírito Santo, Distrito Federal, São Paulo, Pará, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. O interessante é que temos representantes de todas as regiões do Brasil.

Esporte Ágil - Atletas de destaque nacional estarão participando?

Sarita - O Torneio Nacional de difere do Campeonato Brasileiro, que é onde competem as elites da ginástica nacional. O Torneio serve como classificação para o Campeonato Brasileiro. Os atletas não podem participar das duas competições.

Esporte Ágil - Os atletas de MS estão bem preparados para o Campeonato?

Sarita - Os atletas daqui estão se preparando desde os Jogos Abertos e têm treinando bastante.

Esporte Ágil - Quem está patrocinando e apoiando o evento?

Sarita - A Funesp, Funlec, Sesi, CBG, Sejel e Expresso Mira.

Esporte Ágil - Foi difícil conseguir estes recursos?

Sarita - A questão do patrocínio é sempre complicada. Inicialmente quem nos ajudou foi a Funlec, realizando alguns contatos. O Sesi também nos ajudou cedendo o espaço deles. Mas quem se dispôs a nos ajudar com verba foi apenas o setor público, tanto a Funesp quanto a Sejel.

Esporte Ágil - Quais são as maiores vantagens que o Torneio trará ao nosso Estado?

Sarita - Uma das maiores vantagens foi termos conseguido realizar a compra de novos equipamentos. Há cerca de uns 15 anos não se compravam novos materiais de ginástica para Campo Grande.  

Esporte Ágil - Quais são suas expectativas para o Campeonato Brasileiro?

Sarita - Estamos esperando que a presidente da Confederação Brasileira compareça e essa será uma oportunidade única dela ver a atual situação do nosso Estado. Ela tem se mostrado bem favorável no sentido de ajudar no crescimento. O fato de ela estar aqui gera uma expectativa pra gente pensar no futuro. Temos acadêmicos de todas as Universidades de Campo Grande, que têm o curso de Educação Física, envolvidos com a competição e esperamos que eles levem as pessoas das universidades para assistir e que o público em geral também compareça, afinal, não é todo dia que um evento nacional de ginástica acontece em nossa cidade.  Vamos oferecer um ônibus para levar as pessoas até o local do evento.


 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS