Bate-Bola | Da redação | 13/06/2006 11h26

Bate-bola: Marcelo da Silva Matos

Compartilhe:

Marcelo da S. Matos

O ex-judoca Marcelo da Silva Matos é, atualmente, o Coordenador de Esportes do Colégio Rui Barbosa - Unidade II. Graduado em Educação Física pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), onde defendia a equipe de judô da universidade, atualmente ele encara uma luta diferente: iniciar o processo de fortalecimento da área desportiva do Colégio. Entrevistado pelo site Esporte Ágil, ele falou sobre os novos desafios e sua opinião sobre a atual situação do esporte sul-mato-grossense.

Esporte Ágil - Qual a meta desse projeto?

Marcelo Matos - A principal meta é que, em 2 ou 3 anos, a escola seja uma potência em Jogos Escolares. Queremos iniciar nossos alunos do Ensino Fundamental e também resgatar os alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) para o esporte, participando dos Jogos Escolares Juvenil e também outras competições de nível municipal, como os Jogos Abertos.

EA - Quais modalidades serão trabalhadas?

Marcelo - Inicialmente, judô, vôlei e futsal. Queremos em 2007 já participar dos Jogos Escolares e buscar pódios, termos equipes competitivas. Queremos também detectar talentos para encaminha-los para os grandes centros de treinamento dessas modalidades.

EA - A diretoria do Colégio apóia esse projeto de que forma?

Marcelo - Tenho muito apoio da parte de um dos diretores, o senhor Vanderlei. Ele, assim como eu, acredita que o esporte também seja uma ferramenta de marketing e também boa para a identificação do aluno com a escola. Eu quando era aluno, me identificava com "atleta da escola". Os alunos se juntam em torno de algo, do esporte, e isso melhora a relação entre eles, agrega.

EA - Você falou que o esporte pode ser usado como ferramenta de marketing. E como ferramenta de educação, você acredita que ele possa ser utilizado?

Marcelo - Eu, particularmente, tive bolsa desde a oitava série até a faculdade. O esporte pode trazer ao aluno carente, ajuda financeira. Algumas vezes, o bom atleta não pode pagar escola particular e as bolsas são uma boa oportunidade.

EA -  Qual sua opinião sobre a situação do esporte amador de Mato Grosso do Sul?

Marcelo - No esporte de alto-rendimento, exige-se muito investimento. Infelizmente em MS, existe pouca verba. Existem fundos de investimento municipais e estaduais, mas como são muitos esportes, essa verba é muito dividida. Como ex-atleta, vejo que existe pouca verba destinada ao esporte, pois o esporte combinado com a educação vai longe e auxilia o desenvolvimento do estado. Quanto mais pessoas no esporte, menor o número de  pessoas propensas a doenças. Essa é minha linha de pensamento.

EA -  Quais os campeonatos que o Colégio quer participar?

Marcelo -  A princípio, trabalharemos a base nas modalidades. No judô, alguns alunos já podem participar de competição. No futsal e no vôlei, estamos na fase de formação de equipes. Não queremos apenas participar, mas queremos ser competitivos, para não desmotivar nossos alunos-atletas. Estamos em um trabalho de iniciação, preparação técnica e entrosamento das equipes, paraa competirmos de igual para igual com as outras fortes equipes escolares do estado.

EA - Como você avalia a cobertura esportiva feita pela imprensa do estado?

Marcelo - Sou muito curioso e busco estar sempre informado na área esportiva. Existem sites que ajudam bastante, como o Esporte Ágil. Mas creio que na televisão exista um lado político muito forte que atrapalha. Os sites parecem ter mais liberdade e  abranger tudo, todos os esportes.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS