Bate-Bola | Da redação | 26/12/2007 19h34

Bate-bola: Gleison de Abreu

Compartilhe:
Mamute treina todos os dias na Academia Arena visando sonho olímpico. Mamute treina todos os dias na Academia Arena visando sonho olímpico. (Foto: Foto: Matheus Taniguchi/Esporte Ágil)

Gleison "Mamute"

Rogério Clementino, da modalidade de adestramento, era até então a única esperança de presença sul-mato-grossense nas Olimpíadas de Pequim. Era. Neste mês surgiu mais uma chance das cores do Estado estarem representadas na China, o boxeador Gleison Silva de Abreu, mais conhecido pelo seu apelido: "Mamute".

Campo-grandense de nascimento, o atleta de 27 anos foi campeão da categoria +91kg do 62º Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico, realizado na cidade de Ceilândia (DF). A conquista veio para cima do baiano Gidelson Oliveira, que atualmente faz parte da seleção brasileira de boxe que vai a Pequim. O desafio de Mamute? É fazer a Confederação Brasileira de Boxe (CBB) mudar de opinião.

Esporte Ágil - Você também luta vale-tudo e muay thai. Que modalidade vai priorizar?
Mamute - Esse ano de 2008 vou dar prioridade para o boxe, visando as Olimpíadas. Se eu conquistar a vaga, provavelmente esse ano inteiro só boxe.

Esporte Ágil - Como vai funcionar a seletiva?
Mamute - Acho que tenho que ganhar mais uns quatro torneios para convencer a Confederação Brasileira de Boxe à trocar o atual campeão brasileiro de boxe - Gidelson Oliveira, na categoria +91kg - por mim. Tenho que ganhar no dia 18 de janeiro, que tem mais uma etapa, e ir ganhando até o pré-olímpico para poder confirmar a vaga.

Esporte Ágil - Como serão seus treinamentos?
Mamute - Preparação física, manopla, saco, corrida e sparring.

Esporte Ágil - Atualmente treina com algum atleta?
Mamute - Meus alunos e alguns lutadores de boxe, competidores que se mafifestaram em me ajudar nessa reta final. Estamos nos organizando para eles me darem uma força.

Esporte Ágil - E seu envolvimento com o esporte? Como começou?
Mamute - Desde muleque já era briguento na escola, na rua. Assistia muito esses filmes de (Jean-Claude) Van Damme e Bruce Lee, sempre gostei de lutar. Deu certo de eu começar a treinar o muay thai, a primeira arte marcial que lutei, e daí não parei mais não.

Esporte Ágil - E o nível do boxe, do muay thai e do vale-tudo no Mato Grosso do Sul?
Mamute -
Está em alta. Já tem vários lutadores que tem uma bagagem, que sabem como treinar, que estão lutando constantemente, então o nível está bem elevado.

Esporte Ágil - Você acha suficiente o apoio ao esporte no Estado?
Mamute -
Para te falar a verdade, particamente só quem tem algum padrinho em alguma empresa grande que consegue patrocínio. Nós que não conhecemos ninguém temos que esperar cair alguma coisa do céu, se não vamos contar apenas com o feijão e o arroz mesmo.

Esporte Ágil - E o que esperar do Mamute para 2008?
Mamute -
Grandes conquistas. Se tudo correr bem eu vou para as Olimpíadas. Eu vou levar o nome do Estado para Pequim. A força de vontade dentro de mim está superando todos os obstáculos. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS