Bate-Bola | Da redação | 31/03/2008 17h35

Bate-bola: Emerson Hirata

Compartilhe:
Emerson Hirata participa de partida no primeiro torneio de 2008 Emerson Hirata participa de partida no primeiro torneio de 2008 (Foto: Matheus Tanigushi/Esporte Ágil)

Emerson Hirata

Muitos o consideram violento, mas o rúgbi cresce hoje no País, contando com equipe em todos os Estados. Segundo Emerson Hirata, diretor do Campo Grande Rugby Clube, ele não é um esporte bruto, mas sim um esporte formativo: que incentiva o trabalho em equipe, a disciplina, a lealdade e o respeito à hierarquia, exigindo o desenvolvimento de estratégias e treinando o raciocínio dos atletas. O jogo é disputado com as mãos e com os pés, onde as equipes com 15 atletas cada, tentam colocar uma bola oval dentro da área de "in gol", ao final do campo, podendo a bola somente ser passada para trás e chutada para frente.

Na capital sul-mato-grossense, existe um clube que mantém treinamento regular da modalidade, o Campo Grande Rugby Clube, que está aberto à todas as pessoas que queiram se iniciar no esporte. O Esporte Ágil entrevistou Emerson Hirata, um dos diretores e incentivadores do rúgbi em Campo Grande, quando ele falou sobre a Associação e o crescimento do esporte em
Mato Grosso do Sul.

Esporte Ágil - Qual sua idade, naturalidade e profissão?
Emerson Hirata -
Tenho 36 anos, sou natural de Sao Paulo (SP), resido em Campo Grande há 18 anos e sou advogado.

Esporte Ágil - Como você conheceu e começou a praticar o Rugby?
Emerson Hirata -
A convite de amigos. A maioria conhece o esporte a convite de amigos, mas temos atletas que ficam sabendo através de reportagens e vem conhecer o rúgbi. O Campo Grande Rugby Clube está aberto a toda população que queira conhecer e/ou praticar.

Esporte Ágil - Como funciona a Associação? Quantos membros, equipes, treinamentos?
Emerson Hirata -
Hoje treinamos num campo cedido por um dos fundadores/idealizadores do CGRC, onde a manutençào deste é rateada entre os atletas. Contamos com aproximadamente 30 atletas na equipe masculina, que treina com frequência, e com 7 atletas no feminino. Infelizmente, na categoria infantil temos somente três jogadores iniciantes.

Esporte Ágil - Existem quantos praticantes de rugby em MS? Existem outros equipes?
Emerson Hirata -
No Estado, contamos com equipes em Campo Grande, Dourados e Corumbá. Uma nova equipe está sendo criada em Nova Andradina e outra pelos acadêmicos da Universidade Federal de MS, campus Campo Grande. Somando-se todas as equipes, contamos com um número de praticantes entre 90 e 100 atletas.

Esporte Ágil - No Brasil,como é a prática da modalidade? Existe um Campeonato Brasileiro? MS participa?
Emerson Hirata -
O rúgbi no Brasil tem crescido muito. A Seleção Feminina é tetra-campeã sul-maericana e classificou-se este ano para o Mundial da modalidade "Seven", que será realiazado em Dubai (Emirados Árabes). A equipe masculina tem batalhado muito para conseguir um lugar de destaque e uma vaga para o Mundial. Com a inclusão da modalidade nos próximos Jogos Pan-americanos, acreditamos que esta ascensão será ainda maior.
Existem diversos campeonatos no País, como o Brasileiro, O Campeonato do Interior Paulista, Estaduais, Regionais, assim como torneios de grande destaque, como o Seven de São José dos Campos, Seven do Spac, de Floripa, Torneio de Praia do RJ e outros. A equipe do Campo Grande Rugby Clube participa do Estadual e também das etapas do Campeonato do Interior Paulista, do Torneio de Seven de São José e Torneio Internacional de Santa Cruz de la Sierra (Bolivia).

Esporte Ágil - Existem torneios regulares de rugby em MS?
Emerson Hirata -
Em Mato Grosso do Sul temos o Estadual da modalidde Seven, e pretendemos organizar a segunda edição do Torneio Internacional "One Day Rugby", com a participação de equipes nacionais e internacionais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS