Bate-Bola | Da redação | 30/10/2007 12h14

Bate-bola: Cláudia Saliba

Compartilhe:
Cláudia foi eleita presidente da Fedams pela 3ª vez e segue na entidade até 2010. Cláudia foi eleita presidente da Fedams pela 3ª vez e segue na entidade até 2010. (Foto: Esporte Ágil)

Cláudia Saliba

Presidente da Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso do Sul (Fedams) desde 1998, a pedagoga e administradora campo-grandense Cláudia Saliba concedeu uma entrevista ao site Esporte Ágil, falando sobre a situação da entidade e da natação sul-mato-grossense. Entre outros assuntos, ela respondeu sobre a falta de infra-estrutura para a modalidade no Estado, a falta de apoio e patrocínio e os esforços da comunidade da natação para manter a modalidade em prática no Estado.

"A esperança da Fedams e de toda comunidade aquática é de que bons tempos virão e apesar de todas as dificuldades, vamos continuar desenvolvendo a natação porque acreditamos que ela faça parte da formação do jovem do futuro", afirmou Cláudia Saliba. Confira a íntegra da entrevista abaixo:

Esporte Ágil - Como começou seu envolvimento com a natação?
Cláudia Saliba -
Meu esposo - que é engenheiro - dava aulas de natação no Rádio Clube, sendo inclusive ele a ter introduzido a natação no clube. Ele teve a idéia de fundar uma federação, sendo então criada a Federação de Desporto, que posteriormente seria transformada em Federação de Natação, chegando ao que ela é atualmente, a Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso do Sul (Fedams). Após ter me casado, tive três filhos, e todos eles iniciaram muito cedo na natação, passando a competir, federar, eles foram campeões do Centro-oeste, cada um em seu estilo, então fui me envolvendo tanto que os pais de atletas e toda a "comunidade aquática" indicaram que eu assumisse a presidência da entidade. Estou na terceira gestão, tendo iniciado em 1998 e seguindo até 2010.

Esporte Ágil - Como foi o desenvolvimento da natação durante sua gestão?
Cláudia Saliba -
Na natação de Mato Grosso do Sul, não há uma história de crescimento ou declínio. Existem anos com vários atletas em destaque, outros não. Já tivemos vários anos em que atletas compuseram a Seleção Brasileira, como a Meline Alves, a Ana Carolina Muniz, a Elizana Menezes. Estas atletas tiveram seu momento de explosão. Porém, a maioria que chega na fase adulta encontra muitas dificuldades em seguir treinando, pois nesta fase, aos 17 ou 18 anos, eles já começam a preparar suas carreiras profissionais. A universidade que tem estrutura e poderiam contribuir para que eles continuassem treinando e competindo, mas a cultura do desporto universitário no Brasil é diferente de outros. O exemplo maior é dos EUA, maior potência do esporte, que investe nos atletas universitários, concedendo bolsas de estudos e possibilitando que eles conciliem o esporte e o desenvolvimento profissional.

Esporte Ágil - Como está a infra-estrutura da natação no Estado?
Cláudia Saliba -
Nossa estrutura física ainda é precária. Nosso Estado é o único que não possui um parque aquático coberto e público. O Acre acabou de inaugurar um parque aquático belíssimo, aquecido, que poderá receber eventos nacionais. A Fedams também tem vontade de realizar eventos de porte nacional, mas esbarra nessa falta de infra-estrutura. Quando recebíamos o suporte do Fundo de Investimento Esportivo (em 2006 ele não foi repassado e em 2007 ele não existiu), estávamos desenvolvendo um trabalho a longo prazo, para que um dia termos esse parque, com piscina olímpica, para realizarmos eventos para todos os públicos, desde criança, portadores de necessidades especiais, melhor idade... este é um grande sonho que eu, como presidente da Fedams, e toda a comunidade aquática gostaria de deixar para o futuro de nosso Estado, um parque aquático que pudesse atender melhor nossas crianças e jovens.

Esporte Ágil - E a infra-estrutura no Interior?
Cláudia Saliba -
A infra-estrutura do Interior é ainda mais precária que na Capital. Alguns atletas que têm se destacado treinam em piscinas de academia, com 16 ou 17 metros, mostrando o grande potencial que possuem. Precisamos alinhar estes dois fatores: uma boa infra-estrutura com estes atletas de potencial. Agora em São Gabriel do Oeste, está sendo concluída uma piscina de 25 metros. Realmente, o que não temos é uma piscina olímpica, aquecida, coberta, com arquibancadas, toda uma estrutura onde poderíamos realizar ações sociais, trabalhos comunitários, este era o projeto que tínhamos com o FIE. Sempre ressalto que nosso trabalho foi quebrado, interrompido, porquê a tendência de quem administra uma Federação não é pensar apenas no presente, mas no futuro, no que poderia deixar para o esporte e para as gerações futuras, cravar a natação em Mato Grosso do Sul, com um belo parque aquático, com estrutura para que se realize ações sociais, tirar a "gurizada" da rua e colocá-los para nadar!

Esporte Ágil - Como está a natação em relação aos incentivos e patrocínios?
Cláudia Saliba -
Desde o ano passado que não recebemos nada do Governo como patrocínio. Antes havia o Fundo de Investimento Esportivo (FIE), mas agora estamos trabalhando exclusivamente com o "paitrocínio", mas continuamos representando o Estado nas competições nacionais. Sem os patrocínios públicos, principalmente o FIE, que era uma excelente ajuda, nós cumprimos nossos calendários, com campeonatos extremamente organizados, disciplinados, mas se tivéssemos novamente esse apoio, o nível dos eventos triplicaria, ofereceríamos aos atletas uma competição de excelente nível e o retorno deles certamente seria diferenciado. Nós nunca perdemos a esperança. O governador disse que está "arrumando a casa" e nós estamos esperando, pois depois viriam os investimentos. Temos uma Federação com mais de 400 atletas e agora vamos realizar eventos com atletas não-federados, buscando a expansão da modalidade e o surgimento de novos talentos.

Esporte Ágil - A natação é um esporte de "elite"?
Cláudia Saliba -
Assim como o tênis, a natação é considerada uma modalidade elite. No futebol, qualquer pedaço de chão pode ser usado como campinho; na natação, é preciso uma piscina e que essas pessoas tenham acesso à ela. Existe a possibilidade de adequar a modalidade para que todas as pessoas tenham acesso, mas falta estrutura. Precisamos de investimentos em infra-estrutura para isso e convênios com as Universidade, para que muitos tenham acesso à natação. Ainda não abandonei este projeto, este sonho, porque ele ainda pode acontecer.

Esporte Ágil - Qual a importância do Chico Piscina? Como foi o desempenho de MS nesta competição?
Cláudia Saliba -
Este campeonato é certamente o mais importante nesta categoria infantil e juvenil. Sempre foi o mais importante, em seus 30 anos de história, sempre com excelente nível técnico. Recentemente, foi introduzido o Internacional, o que elevou ainda mais o torneio. Os atletas buscam este evento, treinam muito para ele. Neste ano, conquistamos duas medalhas, uma de prata e uma de bronze, com o Bernardo Nunes, de Dourados, nas provas dos 50 e 100 metros livres. Ficamos na décima posição na classificação geral. O Chico Piscina é um campeonato interfederativo, por isso montamos uma seleção com nossos melhores atletas, da Capital e do Interior.

Esporte Ágil - O Pan motivou o atleta sul-mato-grossense?
Cláudia Saliba -
Os resultados brasileiros no Pan motiva muitos nossos atletas. Os atletas como o Tiago Pereira são meninos de futuro e ótimos exemplos para nossos atletas. Porém, volto a ressaltar que eles possuem estrutura no Sudeste e Sul. No próximo ano, queremos trazer um destes atletas em destaque para uma palestra, um debate ou uma apresentação, estamos determinados à realizar este evento, onde este atleta da Seleção poderá trocar experiências e motivar nossos atletas da natação.

Esporte Ágil - Como está a Federação em relação à sua arbitragem?
Cláudia Saliba -
A arbitragem da Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso do Sul possui um dos melhores quadros do País. Todos os anos realizamos o curso estadual de arbitragem, e de dois em dois anos, um curso nacional com o presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. Existe um trabalho de mais de 10 anos na formação de árbitros. Nosso árbitro-geral, Jeferson Borges, foi convocado pela Federação Internacional de Natação para fazer parte do quadro da entidade. Toda a equipe de arbitragem tem um nível altíssimo, com participações em muitos campeonatos brasileiros e internacionais. No último curso, tivemos mais de 120 pessoas, com acadêmicos de todas as áreas que o esporte abrange, foi um curso muito bom para todos.

Esporte Ágil - Quais benefícios traz a natação à vida do jovem?
Cláudia Saliba -
Precisamos entender que o esporte é primordial no desenvolvimento de uma criança e certamente nossos jovens seriam outros. A natação dá uma estrutura não apenas física, mas psicológica. O atleta de natação precisa ter equilíbrio mental, para ficar parado, em cima de um bloco, esperando a largada; isso é um trabalho psicológico, onde o atleta precisa aguardar, mas com atenção, com equilíbrio físico, porquê senão você é desclassificado. O atleta sequer entrou na piscina e já é exigido em seu equilíbrio. Muitos médicos dizem que a natação é um dos esportes mais completos. Eu não sou médica, mas acompanho a vivência dos atletas e também acredito que a natação seja um esporte completo, sem impactos, choques, violência, uma modalidade muito interessante, amável.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS