Bate-Bola | Da redação | 27/10/2006 14h12

Bate-bola: Alessandro Nascimento

Compartilhe:

Alessandro Nascimento

O campo-grandense Alessandro Nascimento é profissional de educação física e sensei (professor) de judô. Começou a praticar judô aos 10 anos, conquistando durante sua carreira, títulos em âmbito estadual e nacional. Sua primeira academia foi no Grêmio Enersul, depois trabalhou no Colégio ABC e, há um ano, está realizando um trabalho brilhante à frente dos atletas do Colégio Sealp. O Esporte Ágil visitou o sensei no Colégio Sealp, para uma entrevista realizada no intervalo entre uma e outra turma de judocas.


Esporte Ágil - Quais foram as principais conquistas deste seu trabalho no Sealp?
Alessandro Nascimento -
A classificação da Emory Spontoni para o Sul-americano na Colômbia, onde ela conquistou a medalha de prata foi a primeira conquista. Depois veio a classificação da Jéssica Soares para o Sul-americano em Montevidéi, Uruguai, onde ela foi a grande campeã de sua categoria. Esta mesma atleta venceu o Brasileiro Final e agora pode disputar o Pan de Judô. Além destas, todas as conquistas da equipe, como o Torneio Início, aqui no Sealp e também a Copa Brasília Internacional, onde enfrentamos equipes dos estados mais fortes do país e também de judocas estrangeiros.

EA - Quantos alunos você atualmente treina?
Alessandro -
Tenho os treinamentos aqui no Sealp, com aproximadamente 120 atletas, e também em projetos sociais em bairros da periferia campo-grandense. No total, acredito que estou treinando mais de 200 atletas.

EA - Como treinador, você tem conseguido os resultados mais expressivos do judô do Estado. Quais os porquês deste sucesso?
Alessandro -
Estes resultados aparecem devido a uma parceria entre a vontade de crescimentos dos atletas e do professor. Os atletas têm que se empenhar muito e o professor precisa ter nível para passar os ensinamentos aos atletas, para que eles tenham um bom rendimento nas competições. Essa junção é o "x da questão".

EA - Como você avalia o judô sul-mato-grossense?
Alessandro -
É uma das escolas mais fortes do Brasil. Desde a época em que eu era atleta, até agora, atuando como técnico.

EA - Como você avalia o esporte sul-mato-grossense em geral?
Alessandro -
Temos muitos atletas com grande potencial, em todas as modalidades. Mas como iremos competir com Minas Tênis Clube, São Caetano ou Palmeiras (grandes clubes do judô nacional)? Falta mais incentivo da iniciativa privada; temos um ótimo apoio da Funesp; por outro lado, infelizmente a Sejel não pode dar o apoio suficiente este ano, não sei... sumiu o dinheiro!

EA - A atleta Jéssica Soares já tem sua viagem para a disputa do Pan-americano de Judô garantida?
Alessandro -
Ela está correndo atrás de patrocínios para viabilizar sua ida. Quem quiser patrociná-la poderá usar os espaços no kimono da atleta, para veicular sua marca em uma competição de nível internacional. Veja que este é um Campeonato Pan-americano e uma atleta que é campeã brasileira e sul-americana tem dificuldade em encontrar patrocínio. O Pan-americano de Judô acontece no final de novembro, na cidade de Maracaibo, na Venezuela.

EA - O Sealp possui uma Associação de Pais de Atletas. Como ela funciona?
Alessandro -
Um dos grandes trunfos desta escola é A Associação de Pais de Atletas, onde todos se unem para enviar os atletas para competir no cenário nacional. Isso é muito importante e tem ajudado e fortalecido muito o grupo.

EA - Faça um balanço geral do ano de 2006 e quais são as expectativas para 2007.
Alessandro -
Este ano foi maravilhoso, vencemos tudo que disputamos. No ano que vem, gostaria de competir em São Paulo (capital), para nossos atletas pegarem em quimonos diferentes e continuar evoluindo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS