Bate-Bola | Rosália Silva | 10/06/2005 14h35

Associação Bola Rápida possui três anos de atuação em CG

Compartilhe:

Bate-Bola com Sandra Oliver, 39 anos,

Há três anos nasceu em Campo Grande a Associação Bola Rápida de Tênis de Mesa. A entidade foi criada por pais e amigos deste esporte. Hoje, a Bola Rápida é comandada por Sandra Oliver, 39 anos.

Sandra e o técnico Caio Noda, 51 anos, visitaram o site Esporte Ágil e bateram um papo sobre a Associação e a modalidade tênis de mesa em Mato Grosso do Sul.

Orgulhosa, Sandra comenta os bons resultados que seu filho Rafael Cunha vem alcançando nos últimos tempos. Na última semana, o garoto de 15 anos chegou ao bi-campeonato nos Jogos da Juventude de MS. Confira a conversa:


Esporte Ágil - A Associação já tem três anos e qual a avaliação deste período?
Sandra Oliver - Os resultados e os objetivos foram além do que nós esperávamos. É um grupo de pessoas que gosta do esporte, pais que gostam do esporte, estão envolvidos no patrocínio. O Caio é técnico da equipe e lida com o esporte há mais de 20 anos, tem um conhecimento tanto técnico quanto das pessoas, fora do Estado também. Do esporte ou envolvidos com isso. Começamos com oito pessoas e hoje temos 30 atletas, fora as pessoas que ajudam e colaboram com a equipe. Temos um convênio com a ABO (Associação Brasileira de Odontologia) aqui de MS, que nos cede um espaço para treinamento. Hoje, já conseguimos adquirir as nossas mesas, porque no começo era com apoio da Federação de Tênis de Mesa, que nos emprestava o material, e agora temos também as redinhas, bolinhas e etc... Toda parte estrutural nós já conseguimos montar, temos o apoio também de um técnico renomado de São Paulo, o Marcos  Yamada do Clube Itaim Keiko, que nos da o suporte de estágio, como foi o caso do Rafael ir para a China e ir fazer estágio em São Paulo também. Há essa ligação, que foi importante para crescer o nível técnico da equipe, e hoje nos campeonatos nós sempre temos pódio. Isso é muito bacana.

Esporte Ágil - E quais os projetos futuros da Associação?
Sandra - O futuro a Deus pertence, mas o trabalho é para que se consiga, não é quantidade, mas uma qualidade técnica dos meninos muito boa. E que a gente consiga atingir principalmente a parte social, que essas crianças venham praticar o esporte, do esporte não fique na rua e sem influencia de vícios e sim de educação e disciplina que se priva muito de treinamento. Também atendemos esse menino que não tem como pagar a mensalidade, mas também ajudamos com bolsa, com alguma coisa nesse sentido. O futuro é prepara-los.

Esporte Ágil - Vocês têm já uma sede...
Sandra Oliver - Ainda não, temos o convênio com a ABO, duas associações formando essa parceria. Ainda não temos propriedade de sede, mas é um objetivo.

Esporte Ágil - E a modalidade tênis de mesa no Estado, tem alcançado um espaço maior...
Caio Noda - Depois que foi montada a Federação, ela tem trabalhado muito bem nesta área, expandido bastante, Corumbá, Dourados, Três Lagoas. Nestas cidades está sendo feito o trabalho, e o tênis de mesa tem crescido bastante em MS. Em termos de Confederação Brasileira, o Estado só perde para São Paulo em termos de atletas inscritos na Confederação Brasileira. Isto é um dado muito importante para todos nós, que MS futuramente vai se um dos celeiros em termos de renovações vai contribuir nesta área.

Esporte Ágil - A Bola Rápida promove eventos também?
Sandra Oliver - Promovemos ano passado um torneio local, pequeno. Estes anos não conseguimos verba para realizar um torneio legal e bem estruturado, por isso optamos por não realizar, mas a intenção e se estruturar melhor e manter este torneio.Está previsto para o mês de agosto fazermos um só para os associados da ABO, levar os dentistas e seus filhos a conhecerem o esporte. O primordial em realização, que fez é a Federação.

Esporte Ágil - Alem do Rafael, tem outros destaques da Associação?
Caio Noda - Outros nomes estão aparecendo, porque o nosso grupo é novo, tem três anos. E a partir do quinto ano é que realmente começa a aparecer. O Rafael foi uma coisa assim meio relâmpago. Não é fácil um atleta se destacar tão rapidamente. Pode ter certeza que logo vão aparecer outros nomes com essa capacidade de projeção. Tem um dos meninos  que faz parte da seleção de MS, nos campeonatos estaduais começou a se destacar. Tem menino aí que ganhou duas etapas do Estadual seguidas. Então, é questão de tempo.Vamos começar a atingir um nível muito bom no Estado.
Sandra Oliver - A intenção é fazer todas as categorias de base, desde o pré-mirim ao adulto.Até conseguir fazer esta base e um puxar o outro para crescer, leva-se algum tempo. Nestes três anos apareceu o Vitor Soares que hoje é do infantil, alcançou resultados expressivos e deve surgir este ano ou no próximo. A Pamella Ribeiro, que é mirim, começou com a gente no ano passado, que esta começando a chegar nos pódios. Entre os adultos, tem o Alcides Cunha, que treina há quinze anos e tem um monte de resultados e que ajuda a treinar estes meninos. Tem o Fernandinho, de uma escola municipal que esta evoluindo. Tem uns dez que estão caminhando, mas é uma questão de tempo.

Esporte Ágil - Vocês jogam?
Sandra Oliver - Eu pratico. Participei de duas etapas, fiquei em segundo e terceiro na categoria adulto. Você vai e vê uma criança de seis, sete anos jogando e uma senhora de 80 anos jogando no mesmo campeonato. Então você se sente à vontade, ninguém esta ali para dizer: "lá vai a tia". Tem todo um respeito, consideração com todo mundo, de todas as faixas etárias, tem uma senhora, estava lendo uma revista especializada, que ela é três vezes campeã mundial.
Caio Noda - Eu estou parado porque estou com um pequeno problema médico, estou a mais de um ano parado. Mas brinquei muito, participei de campeonatos.Agora estou mais na parte técnica, até porque os meninos necessitam dessa parte técnica. Se os meninos estão jogando e se não der essa assistência para eles, o mínimo que seja, acaba perdendo jogos, que eles não precisariam passar por essa necessidade.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS