Florianópolis (SC) - O tenista Gustavo Kuerten confirmou, na manhã desta terça-feira, que irá se aposentar das quadras ainda neste ano. O brasileiro pretende encerrar a carreira profissional após a disputa do Aberto de Roland Garros, em Paris, que será disputado no final de maio, ou após representar o país nos Jogos Olímpicos de Pequim, na China, em agosto.
"Eu até tenho vontade de jogar mais, mas tem sido bastante difícil e desgastante nos últimos anos. Esse vai ser meu último ano", disse Guga, em Florianópolis, em uma entrevista ao programa Globo Esporte.
Após mais de dez anos no circuito profissional de tênis, o brasileiro de 31 anos quer se divertir em sua última temporada. Para isso, vai jogar apenas em competições que considera especiais. Sua assessoria já confirmou com certa sua presença no Aberto do Brasil, na Costa do Sauípe, e no challenger de Florianópolis. Sua intenção é também disputar os Masters Series de Miami, Monte Carlo, Roma ou Hamburgo e, claro, Roland Garros. Entretanto, para estes torneios ele depende de conseguir um convite.
"Esta é uma última chance de jogar alguns torneios que considero especiais, e das pessoas me assistirem, além de tentar reviver um pouco daqueles grandes momentos\\\', afirmou Guga, momentos antes de viajar a São Paulo, onde nesta tarde anunciará oficialmente a sua aposentadoria.
Em sua vitoriosa carreira, Gustavo Kuerten foi o primeiro brasileiro a ganhar um torneio de Grand Slam. Após o título de 1997 nas quadras de Roland Garros, repetiu o feito em 2000 e 2001. No total, são 20 títulos de simples e oito de duplas.