Brasília - O Complexo Esportivo de Deodoro, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, construído pelo Ministério do Esporte por ocasião dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, vai receber de 11 a 13 de setembro deste ano a final da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno. Este é mais um evento entre as dezenas de competições que ocorreram no local desde o término dos Jogos Rio 2007. No Pan, o complexo abrigou as competições de hipismo, pentatlo moderno, tiro esportivo, hóquei sobre grama e tiro com arco, este em instalações temporárias. Nos Jogos Parapan-americanos, os campos de hóquei foram adaptados para as competições de Futebol de 5 e Futebol de 7.
Após o Pan e o Parapan, o Complexo, sediou dezenas de eventos entre mundiais, sul-americanos, seletivas olímpicas e inúmeras provas juvenis, além de ser polo de treinamento de atletas e seleções do Brasil e de outros países. No local também são oferecidas escolinhas para estudantes da região, através de uma parceria entre Ministério do Esporte, Ministério da Defesa e confederações das modalidades que o Complexo abriga.
Em 2011, o Complexo será uma das principais sedes dos 5º Jogos Mundiais Militares no Rio, que reunirão no Rio aproximadamente 7 mil participantes, entre atletas e delegações, de mais de 100 países. Para 2016, caso a cidade vença a disputa com Madri, Tóquio e Chicago, na instalação estão previstas as competições de hipismo, tiro esportivo, esgrima e pentatlo moderno.
O centro de hóquei será um dos locais de treinamento dos Jogos Olímpicos. O Complexo também será centro de referência de alto rendimento de judô, a partir da reforma de um ginásio já existente no local, que será usado para treinamento de jovens atletas que se destacarem na modalidade.