Vôlei | Da redação | 17/03/2005 11h14

São Bernardo está nas semifinais da Superliga

Compartilhe:

O Banespa/MasterCard/São Bernardo venceu a Unisul/Cimed na terceira partida do play-off das quartas-de-final, na noite desta quarta-feira, no Ginásio Cidade de São Bernardo, e se classificou para as semifinais da Superliga Masculina de Vôlei. Em partida emocionante, os campeões paulistas fizeram três sets a dois (18 a 25, 25 a 23, 25 a 19, 16 a 25 e 15 a 09) nos atuais campeões da competição, em uma hora e 56 minutos.
 
Após dois dias de intenso tratamento fisioterapêutico, Nalbert recuperou-se de entorse no tornozelo esquerdo sofrida durante o treino e começou a partida. Porém, o início de jogo não foi muito favorável ao time paulista. Uma seqüência de quatro erros obrigou o técnico Mauro Grasso a pedir tempo quando o placar apontava 6 a 3 para a Unisul/Cimed. A interrupção, no entanto, não deu resultado. Com saques fortes e bloqueios bem colocados, a campeã da Superliga em 2004 fechou o primeiro set em 25 a 18, em 26 minutos.
 
A alteração do posicionamento da equipe - Grasso optou por começar com o levantador na rede - surtiu efeito imediato no segundo set. Três bloqueios seguidos de Vinhedo deram maior motivação à equipe do Banespa/MasterCard/São Bernardo, que passou a forçar o saque e diminuir o número excessivo de erros do set anterior - (10). Porém, a partir da metade do set, a Unisul/Cimed devolveu na mesma moeda e passou à frente graças ao saque e a três bloqueios. O capitão Nalbert voltou a ser importante para a equipe com dois bloqueios e um contra-ataque, que deram a vantagem de dois pontos, mantida até o final do set: 25 a 23, em 26 minutos.
 
A pressão imposta pelo Banespa/MasterCard/São Bernardo continuou provocando o erro e abatendo a equipe catarinense no início do terceiro set. Porém, o equilíbrio entre os dois times foi se restabelecendo aos poucos. O levantador Marcelinho mudou a estratégia e passou a jogar mais com os atacantes de meio, provocando dificuldades ao bloqueio paulista. Entre expressões de dor e superação, o capitão Nalbert comandou o time e, com um bloqueio, fechou o set, que durou 25 minutos, em 25 a 19.
 
Pressionados agora pela necessidade de vencer o quarto set para manter a chance de continuar na Superliga, os jogadores da Unisul/Cimed entraram com o saque mais forte. João Paulo voltou a atacar com eficácia, enquanto o São Bernardo não repetia a atuação vibrante dos dois sets anteriores. Em 23 minutos, a equipe de Santa Catarina venceu por 25 a 16 e levou a decisão da vaga para o tie-breaker.
 
O quinto set começou tenso. Uma marcação duvidosa da arbitragem e um cartão amarelo para Juliano serviram para levantar as 3.700 pessoas presentes ao ginásio. Na troca de quadra, quase metade dos pontos havia sido resultado dos erros de ambos os lados. O bloqueio do São Bernardo funcionou e o capitão Nalbert teve seu nome gritado pela torcida à medida que a equipe ampliava a vantagem, não deixando dúvida que ganharia ao final da partida o Troféu Viva Vôlei, oferecido ao melhor jogador em quadra. O Banespa/MasterCard/São Bernardo conseguiu a vitória, fechando o quinto set em 15 a 9, em 16 minutos.
 
Nalbert não tinha muitas palavras para explicar a vitória e sua atuação. "Foi superação. Nada mais. No início doía muito. Demorou para aquecer, mas depois foi", comemorou, enquanto retirava a bandagem de esparadrapo que lhe permitiu que jogasse. O técnico Mauro Grasso elogiou a valentia do campeão olímpico. "Tenho que dar parabéns ao Nalbert. Foi no sacrifício. Ele começou mancando e depois, no final, decidiu o jogo", resumiu. Tecnicamente, Grasso considerou o bloqueio um dos fundamentos mais importantes para a conquista e aliviou-se com o resultado. "Seria uma injustiça, depois da campanha que fizemos, ficar de fora."
 
Jogaram pelo Banespa / MasterCard / São Bernardo, Vinhedo, Riva, Nalbert, Ricardo, Alberto, Michael e o líbero Polaco, além de Leandro, Filipe, Piá e Leozão. Pela Unisul / Cimed jogaram Marcelinho, Giovane, Braz, Zanuto, Juliano, João Paulo e o líbero Marquinhos, além de Alê, Leandro, Sens e Bruno.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS