Paradesporto | Da Redação/Com Nova News | 29/11/2011 10h08

Atleta de Batayporã ganha medalha de prata no Parapan e é homenageada por Dilma Rousseff

Compartilhe:

Batayporã (MS) - Ela pode ter nascido no interior de Mato Grosso do Sul, ter apenas 10% da visão e ser amante de um esporte desconhecido... Nada disso importou para a família de Gleyse Priscila Portioli de Souza, que acreditou no sonho da jovem de Batayporã, quando há cinco anos a matriculou em uma escola na cidade de Maringá-PR.

Mal sabia Gleyse que aqueles quilômetros que a levavam para o estado do Paraná, fariam com ela chegasse bem mais longe, para ser mais exato, em Guadalajara, no México, onde atuando pela Seleção Brasileira de Goalball, seria medalha de prata nos jogos Parapan-Americanos 2011.

Começo

Foi em Maringá, através de amigos, que a jovem de Batayporã conheceu o Goalball, um esporte praticado exclusivamente por deficientes visuais. Com apenas 10% da visão, Gleyse logo começou a se destacar e não demorou muito para ser convocada para a Seleção Brasileira.

"Eu nunca imaginaria que estaria praticando o Goalball. Eu fui para Maringá para estudar e acabei conhecendo alguns amigos que fazem esse esporte e eu me dediquei, eu acreditei no meu potencial no Goalball, com o apoio dos colegas, eu acabei me apaixonando pelo Goalball", ressalta.

Através de um técnico que conheceu durante as partidas com os amigos, Gleyse aperfeiçoou as técnicas da modalidade e passou a participar de campeonatos, com a esperança de ser convocada para a Seleção Brasileira de Goalball... E deu certo.

Parapan 2011

O reconhecimento viria logo. Com a proximidade do Parapan, a Seleção Brasileira divulgou a lista das atletas convocadas, visando iniciar os treinamentos. Para surpresa da jovem que há cinco anos saiu da casa dos pais com o objetivo de estudar em outra cidade, seu nome estava lá.

Já no México, tudo ainda era uma incógnita sobre o que seria o Goalball. Isso porque o esporte entrava pela primeira vez em uma edição dos jogos. Para quem já havia superado tantos obstáculos, a novidade não significava nada.

A Seleção Brasileira enfrentou adversárias consideradas fortes, como por exemplo, o Canadá, que perdeu para o Brasil por 7 a 4. A medalha de ouro só não veio devido a experiência das norte-americanas, que venceram as brasileiras por 2 a 0 na final.

Homenagem em Brasília

Após a boa campanha em Guadalajara, Gleyse Portioli e as outras jogadoras da Seleção foram recebidas nesta sexta-feira (25) pela presidente Dilma Rousseff, em Brasília, para uma homenagem.

Em discurso, Dilma disse que as 198 medalhas e o primeiro lugar em desempenho conquistado pela delegação brasileira nos jogos, comprovam a necessidade de expandir o Bolsa-Atleta, benefício pago pelo Governo Federal para incentivar a prática profissional do esporte.

"Fiquei emocionada em ser homenageada pela presidente. Foi uma coisa muito linda. Nós chegamos no Brasil na segunda-feira e na terça-feira recebemos o convite para estar indo lá para Brasília", relembra Gleyse.

Voltando a rotina

De volta a Batayporã, Gleyse agora só quer saber de curtir a família. Em fevereiro, ela volta aos treinos de Goalball com o objetivo de manter sua vaga na Seleção Brasileira, para mais uma vez representar o Brasil em competições internacionais.

"A nossa meta agora é a Paraolimpíadas em Londres, na Inglaterra, onde já temos nossa vaga garantida, quando vencemos o Canadá. Serão várias fases até setembro e vamos treinar muito para estar lá", promete a jovem de Batayporã.

Entenda o goalball

O goalball é um esporte praticado exclusivamente por deficientes visuais. A modalidade foi criada pelo austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle em 1946, com o objetivo de reabilitar soldados da Segunda Guerra, que perderam a visão.

Cada time conta com três atletas titulares e três reservas, que são ao mesmo tempo arremessadores e defensores. A bola tem um guizo no seu interior, que emite sons para orientá-los. A quadra tem as mesmas dimensões da de vôlei, onde é colocado um gol de nove metros de largura em cada ponta.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS