Jogos Escolares | Com COB | 22/09/2008 11h18

Evelyn Tomi fatura três medalhas de ouro no tênis de mesa

Compartilhe:

Poços de Caldas (MG) - A sul-mato-grossense Evelyn Tomi foi o destaque feminino do torneio de tênis de mesa das Olimpíadas Escolares 2008. Neste domingo (21), último dia das disputas da modalidade no Ginásio José Isaías, Evelyn confirmou seu belo desempenho e encerrou sua participação com três medalhas de ouro: individual, dupla e por equipe. Muito elogiada, ela procurou se manter tranqüila. "Disseram que eu sou talentosa, mas só talento não basta. Os adversários sempre estão melhorando a cada treino e competição, por isso eu procuro estar sempre bem concentrada para me superar", diz.

Com 12 anos completados no último dia 19, a pequena atleta (tem apenas 1,48m) teve um desempenho maiúsculo e colaborou decisivamente para a excelente campanha do Estado na competição: um ouro e uma prata, no masculino, além das conquistas de Evelyn e suas companheiras no feminino, que garantiram o primeiro lugar ao Mato Grosso do Sul no torneio.

Nascida em Campo Grande, segunda maior colônia japonesa do Brasil, a simpática nissei tem demonstrado grande evolução nas duas últimas temporadas. Evelyn conquistou as medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro de 2007 e no Intercolonial de 2008. A campo-grandense, que joga desde os seis anos de idade, conta que o apoio da família sempre foi fundamental para suas conquistas. "Comecei a jogar por incentivo do meu pai". O irmão Kevin também é mesatenista e a acompanha na rotina de treinamentos. "Eu e meu irmão começamos no esporte juntos, ele é meu maior referencial e nunca me deixa desanimar", completa.

Os treinos tomam de Evelyn duas horas e meia por dia e a menina divide seu tempo entre eles com o colégio e as aulas de inglês. "Quero me dedicar ao tênis de mesa até os 18 anos. Depois penso em me formar em Direito e dar prioridade aos estudos", prevê.

A pequena não se intimida com as adversárias. "Antes de cada jogo fico um pouco nervosa, mas ao longo da partida ganho confiança e entro no ritmo". A mesa-tenista ainda considerou sua participação nas Olimpíadas Escolares como uma experiência muito importante. "É uma oportunidade conhecer outros atletas, ver como está meu jogo e o que preciso melhorar", disse Evelyn, que sentiu falta da família nessa temporada fora do Mato Grosso do Sul, mas garantiu que vai matar as saudades orgulhosa do seu desempenho.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS