Ginástica | GE.net | 18/12/2006 10h49

Com seis medalhas, Brasil encerra sua participação em segundo

Compartilhe:

São Paulo (SP) - Com seis medalhas conquistadas nos dois dias de disputa da Final da Copa do Mundo de ginástica artística, o Brasil terminou com o segundo melhor aproveitamento da competição. Somente a China, com sete medalhas, teve resultado superior.

Os chineses conquistaram quatro medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. O Brasil foi campeão nas duas provas de solo (masculina e feminina), obteve duas pratas no salto (masculino e feminino), e bronzes no solo feminino e na trave.

Diego foi o primeiro campeão do torneio, sábado, na final de solo. O brasileiro não apenas assegurou o ouro na disputa, mas também foi bem-sucedido em sua tentativa de executar o elemento que levará seu nome, "Hypólito".

Na seqüência, Laís Souza terminou em segundo no salto. O título ficou com a chinesa Fei Cheng, atual campeã mundial da prova. No primeiro dia, o Brasil ainda teve representantes nas barras assimétricas, com Daiane dos Santos e Daniele Hypólito competindo no aparelho, mas não conseguiu chegar ao pódio.

Campeã mundial, a inglesa Elizabeth Tweedle confirmou o favoritismo. "Já tinha dito que era muito difícil enfrentar a Elizabeth. Paralela para a gente ainda é difícil, mas a gente vai treinar", garante Daiane.

Mas no domingo, os brasileiros conseguiram brilhar em todas as provas das quais participaram. Novamente, Diego foi o primeiro a competir e ficou com o bronze no salto. O título foi para o romeno Marian Dragulescu, campeão mundial da prova.

Na sequência, ele trocou de lugar com a irmã Daniele e foi para a arquibancada torcer na apresentação da trave. Em seu melhor aparelho, Daniele não deixou a etapa passar em branco e conquistou a prata com título para a chinesa Li Ya.

Para fechar com festa total, Daiane assegurou o bi da Final no solo com uma apresentação que empolgou a torcida no Ibirapuera. Ao seu lado no pódio ficou Laís, terceira colocada, com Elizabeth em segundo. A grande surpresa foi a ausência da chinesa Fei entre as três primeiras. A asiática é a atual campeã mundial do aparelho.

"A gente veio com tudo hoje. Começou com o Diego, depois a Dani, a Laís e depois eu. Acho que hoje era o dia dos brasileiros", festeja Daiane. "Todo mundo deu o máximo e a gente trouxe mais medalhas do que esperavam. Isso é bom. É sinal que a gente tá crescendo e tomara que seja assim mais e mais".

Para Laís, o desempenho não chegou a ser surpreendente. "A gente sabia que estava levando o país bem, mas não esperava esses resultados. Tanto que não veio todo o pessoal que era para vir, não veio Estados Unidos, Romênia. Mas se for ver bem mesmo, elas estando ou não o resultado teria sido praticamente o mesmo. Então, foi ótimo. A gente treinou muito e acho que foi merecido".

A Final da Copa do Mundo foi a última competição oficial da temporada de ginástica. Em 2007, o calendário começa da Copa começa em abril com a etapa de Maribor, na Eslováquia. O ponto alto será o Campeonato Mundial, setembro, em Stuttgart. O evento equivalerá ao Pré-olímpico e definirá quantas vagas cada país terá direito nos Jogos de Pequim-2008.

Antes disso, a equipe brasileira da modalidade participa do Campeonato Pan-americano, em julho, no Rio de Janeiro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS