Ginástica | UOL | 20/01/2007 11h30

CBG fecha a seleção masculina permanente de ginástica artística

Compartilhe:

Curitiba (PR) - A seis meses dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) decidiu dissolver a seleção masculina de ginástica artística permanente e orientou os oito atletas que integravam o grupo a retornarem aos seus clubes originais. A casa em Curitiba será aproveitada pelo grupo de ginástica rítmica.

A justificativa dada pela entidade é a falta de técnicos de ponta para a seleção. A Confederação adiantou ainda que pretende testar um novo sistema de preparação de atletas no masculino.

Segundo a CBG, havia muitos ginastas para um único treinador, Raimundo Blanco, o que deixava a seleção desfalcada toda vez que o técnico acompanhava algum atleta individualmente em uma competição.

A medida foi anunciada na semana passada, assim que os ginastas se reapresentaram após as férias, uma vez que um técnico cubano que estava nos planos da seleção foi vetado pelo governo do país e só virá no segundo semestre ao Brasil. Além disso, um terceiro motivo seria a dificuldade de reunir outros treinadores sem que a estrutura dos clubes fosse afetada.

No que diz respeito ao preparo para o Pan e o Mundial desse ano, a Confederação acredita que a medida não prejudicará os ginastas. A CBG pretende reunir os técnicos e atletas cerca de duas semanas antes de cada torneio e fará seletivas para definir os ginastas que serão enviados para competir.

O primeiro encontro já está marcado e será no início de março, antes das primeiras etapas da Copa do Mundo na Europa. Para o Pan, a preparação será feita a partir de dois meses antes do torneio em Curitiba, e montará uma base no Rio a um mês do início das provas.

Já a seleção feminina voltou aos treinos normalmente na semana passada e segue concentrada normalmente, também em Curitiba.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS