Diversos | Com CG Noticias | 17/10/2023 13h03

Programa Movimenta Campo Grande promove conscientização sobre o câncer de mama

Compartilhe:

Com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama no Outubro Rosa, professoras das oficinas do Programa Movimenta Campo Grande, da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), estão preparando aulas temáticas alusivas ao período.

O Outubro Rosa é uma campanha internacional que visa destacar a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado do câncer de mama. Durante este mês, ocorrem diversas atividades em todo o mundo para informar e sensibilizar as pessoas sobre a doença.

A Funesp aderiu à campanha por meio dos agentes sociais e pretende alertar as mulheres e a população que frequenta os parques e praças da Fundação sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo de útero.

As professoras do Programa Movimenta Campo Grande estão engajadas nessa causa e planejam aulas especiais para o mês, com o intuito de transmitir informações sobre a prevenção, realizar atividades físicas voltadas para a saúde das mamas e incentivar a adoção de hábitos saudáveis.

As aulas temáticas serão ministradas para as alunas das oficinas de Zumba e Pilates em locais como o Centro Olímpico Ruy Jorge da Cunha, na terça-feira (17); Praça Belmar Fidalgo, na quarta-feira (18); Coophatrabalho e Parque Tarsila do Amaral na sexta-feira (20).

Durante as aulas, as professoras abordarão temas como a importância do autoexame e da mamografia, fatores de risco, alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos.

Também serão discutidos os principais sinais e sintomas do câncer de mama, para que as pessoas fiquem em alerta e procurem ajuda profissional quando necessário.

Para participar das aulas, as professoras solicitam que as alunas vistam roupas na cor rosa. As aulas terão músicas relacionadas ao tema e ao final, as educadoras vão conduzir uma roda de conversa para destacar estatísticas e informações específicas. Caso alguma aluna tenha enfrentado o câncer de mama, a educadora vai permitir que ela compartilhe sua experiência. As mulheres que estão em tratamento ou observação também podem se expressar.

A professora de Zumba, Cleonice Ribeiro do Carmo, que atua há sete anos com dança, acredita que as aulas temáticas podem ser um meio de transmitir informações importantes. “As aulas temáticas ajudam as alunas a conscientizarem-se de que a prevenção é o melhor remédio. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura. Além disso, as aulas fazem parte de suas rotinas, então abordar temas relevantes é necessário.”

A professora de pilates, Kelly Cristina da Silva Costa, que atua há três anos com esta oficina, explica os benefícios da atividade. “O método, pilates, quando praticado corretamente e com regularidade, traz inúmeros benefícios à saúde da mulher, como melhora da postura, flexibilidade e tônus muscular, melhora da respiração, consciência e equilíbrio do corpo, promovendo relaxamento e diminuindo ansiedade e estresse. Ele também auxilia na amenização dos sintomas da TPM, enxaquecas e na retenção de líquidos, além de ajudar em disfunções pélvicas, como incontinência urinária e função sexual (fortalece os músculos do assoalho pélvico).”

Ao promover essas aulas temáticas, o Programa Movimenta Campo Grande não só divulga informações sobre a prevenção do câncer de mama, mas também cria um ambiente acolhedor e de apoio para as mulheres que enfrentam a doença, demonstrando que a prática de atividades físicas pode ser uma aliada na luta contra o câncer.

Para o diretor-presidente da Funesp, Maicon Mommad, as oficinas são um meio de disseminar informações positivas sobre a saúde. “O programa tem se destacado por sua atuação na promoção da saúde e do bem-estar da população. Por meio de aulas e atividades diversificadas, busca incentivar a prática regular de exercícios físicos e educar sobre a importância de adotar um estilo de vida saudável.”

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS