Diversos | Da redação | 18/02/2005 12h56

Hebraica quer voltar ao Campeonato Nacional

Compartilhe:

A Hebraica de São Paulo, que nos últimos anos vem revelando atletas de qualidade nacional e internacional, perdeu na metade do ano de 2004 seu patrocinador e mesmo assim participou do Campeonato Paulista Masculino da Serie A-1 com recursos próprios e manteve sua missão de lançar novos talentos no mercado, cumprindo rigorosamente todos os seus compromissos.  A diretoria da modalidade vem mantendo desde então inúmeros contatos com possíveis investidores e parceiros com algum sucesso, mas ainda é preciso mais para que o time volte a ser representado no Campeonato Nacional.
 
"A expectativa da Hebraica de São Paulo é acertar com um parceiro para montar um time em condições de brigar pela classificação ao Campeonato Nacional, caso contrário, a briga será para permanecer na divisão de elite. Já temos algumas possibilidades boas de parceria e vamos torcer para que elas saiam", comenta Enrique Svirsky, diretor de basquete.
 
A primeira competição adulta da temporada, no entanto, é o Torneio Novo Milênio, que reúne as equipes da Série A-1 do Campeonato Paulista não classificadas para o nacional e os time da Série A-2. Para Svirsky, esta competição funciona como uma espécie de laboratório.
 
"O Torneio Novo Milênio serva mais para trabalhar os jogadores do juvenil, além de testar atletas que poderão atuar durante o estadual, ou seja, fazer uma verificação e ver se o rendimento será o esperado. No ano passado, fizemos uma análise, onde aprovamos uns e outros não", explica o diretor de basquete, lembrando que depois desta competição o pensamento fica voltado exclusivamente para o estadual.

 

Já nas categorias de base, o trabalho se mantém normalmente com uma verba destinada especificamente para esta finalidade, e talvez ai se encontre um dos principais fatores para a participação sempre muito competitiva e com excelente resultados atingidos nos últimos oito anos, sem falar na revelação constante de atletas para as seleções regionais e nacionais, como também para clubes do Brasil e de fora do país. Confira, alguns dos atletas já revelados:
 
· Jefferson Willian (CA Paulistano) - Seleção Brasileira de novos - 2004
· Willian Drudi (S.J. dos Pinhais) - Seleção Brasileira de novos e principal - 2004
· Gustavo Pereira (Londrina) - Seleção Brasileira sub-21 - 2004
· Marcus dos Reis (Lleida - Espanha) - Seleção Brasileira sub-21 - 2004
· Hatila Passos (Dixie College - EUA) - convocado para Seleção Brasileira sub-2 - 2004
· Rafael da Silva (Saint Mary College - EUA) - convocado para Seleção Brasileira sub-21 - 2004
· Carlos Ferro (Minas Tênis) - convocado Seleção Brasileira sub-21 - 2004
· Victor Galetti (Corinthians/UMC/Mogi)
· Allison Vicente (Ginásio - Portugal)
· Diogo Salazar (Barton Count College - EUA)
 
Fazem parte atualmente do plantel outros atletas com a mesma perspectiva. Confira:
 
· Rafael Sabbag - Seleção Paulista cadete e juvenil - 2004
· Thiago Negrizolli - Seleção Paulista infanto e Brasileira cadete - 2004
· Fabio Miqueletti - Seleção Paulista cadete - 2004/Seleção Brasileira cadete - 2003
· Thiago Tomazzini - Seleção Brasileira cadete - 2003
· Rafael dos Santos - Seleção Gaúcha Juvenil - 2004/Seleção Brasileira Cadete - 2002
 
Segundo Enrique Svirsky, a grande meta nas categorias de base para a Hebraica de São Paulo é formar bons cidadãos. "Procuramos formar um ser humano completo, com princípios, pois ganhar ou perder é uma conseqüência do jogo. Além disso, fazemos a integração de atletas não sócios, através de um trabalho social, com custeio de faculdade, curso de inglês, ajuda de custo, alimentação e em alguns casos com moradia", informa.
 
Outro fator significativo, que contribui sobremaneira para a realização deste tipo de trabalho recai sobre a estrutura organizacional, proporcionada pelo departamento geral de esportes, que tem no seu comando o professor Eduardo Zanolli (ex-técnico, que por ser um profundo conhecedor da modalidade dá seu apoio de forma sempre muito efetiva), que procura fornecer as melhores condições possíveis para o desenvolvimento do trabalho dos atletas e profissionais especialistas.
 
O recrutamento e o trabalho a que são submetidos estes jovens são sem duvidas a matéria prima fundamental para que esta "máquina" não perca sua efetividade e continue constantemente funcionando com força máxima.
 
A coordenação técnica fica a cargo do professor Adriano Geraldes, que recentemente esteve na Espanha convivendo com aspectos técnicos, táticos e organizacionais de algumas das principais competições e equipes no cenário internacional - FC Barcelona e o DKV Joventut (Badalona). O treinador afirma que o trabalho nas categorias de base é fundamental para o sucesso do basquete nacional. "Para nós, os resultados competitivos nas categorias juvenil, cadete e infanto são de grande importância, especialmente pelo fato estarmos constantemente fazendo parte das equipes semifinalistas ou finalistas destas competições e somos sempre cobrados para nos mantermos nestas posições. Mas, o que verdadeiramente objetivamos é a possibilidade do aproveitamento destes jovens valores nas futuras equipes principais do clube, diferentemente das categorias menores onde o resultado é secundário e o que priorizamos é sempre a melhora individual do nosso atleta", comenta.
 
Já o técnico das categorias infanto e cadete, Luis Alves (Pipoca), enaltece o trabalho que o clube realiza há muito tempo. "A participação nas competições oficias da Federação Paulista de Basketball (FPB) em todas categorias há vários anos é uma pequena mostra da seriedade como é tratada a modalidade dentro do clube", finaliza.
 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS