Diversos | (Com informações da Fundesporte) | 21/02/2005 18h41

Federações têm até 4ª para entregar relatórios de ações

Compartilhe:

Ranquing

Após a divulgação oficial dos critérios do Ranking Esportivo do FIE para 2005, o Comitê de Avaliação do Ranking informa que as Federações têm até a próxima quarta-feira para entregar os respectivos relatórios de ações que darão subsídios para análise e classificação das mesmas.

Este ano, os critérios apresentaram algumas alterações e inovações, entre elas, a distribuição das federações esportivas em quatro grupos: Individual, Coletivas, Lutas e Radicais. De acordo com os integrantes do Comitê, essa mudança foi inevitável, tendo em vista as particularidades de cada modalidade.

Outros fatores também são valorizados na análise, tais como participação de atletas e equipes em atividades nacionais e regionais, em eventos e competições estaduais e metropolitanos. Ações desta natureza somam pontos diferenciados para o critério do Ranking, variando conforme o desempenho e classificação dos clubes e atletas filiados às federações.

Para Firmo Henrique Alves, diretor-adjunto da Fundesporte, os novos critérios foram adotados para aprimorar o trabalho do Comitê e classificar as entidades de maneira justa e democrática. "Acredito que esta é a forma mais democrática para distribuir e investir o dinheiro do governo junto às federações, de forma criteriosa e imparcial", explica.

Dirceu Lanzarini, Secretário da Juventude e do Esporte e Lazer, faz questão de esclarecer que respeitou o trabalho desenvolvido pelo grupo responsável pela formulação dos critérios e classificação das federações. "A Sejel foi expectadora nesse processo. A independência e o respeito foram mantidos, mostrando o trabalho ético e democrático do Governo Popular", afirma.

Os critérios de cada grupo e os respectivos formulários encontram-se disponíveis no site www.sejel.ms.gov.br. O material deve ser entregue na Sejel, na Avenida Calógeras 1143, 3º andar, aos cuidados de João Alberto. Waldemar Scacalassi, presidente da Onged/MS, informa que o Comitê deverá fazer a entrega oficial dos resultados ao Secretário Dirceu Lanzarini até o dia 28 de fevereiro.

Conheça as federações que compõem cada grupo:
Na modalidade "Coletivas", foram agrupadas as federações de basquetebol, beisebol, futebol de salão, handebol, voleibol, hóquei, biribol, futebol de campo, futebol de areia (beach soccer) e futebol society. As "Individuais" foi composta pelas federações de ciclismo, atletismo, dama, xadrez, natação, bocha, boliche, ginástica, malha, canoagem, hipismo, sinuca, tênis, tênis de mesa, tiro, triathlon e truco.

As federações de Judô, karate tokai-kan, karate do MS, shito-kai de karate, jiu jitsui, tae kwon do, pankration, lutas e associados, full kontakt, luta de braço, boxe, muay thai, kung-fu wushu e kung-fu kuoshu foram distribuídas na modalidade "Lutas". Já as federações de automobilismo, motociclismo, pára-quedismo, vôo-livre, skate, motonáutica e bicicross foram agrupadas na modalidade "Radicais".

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS