Atletismo | Da redação | 31/12/2004 12h28

Disputa acirrada pelo título hoje na São Silvestre

Compartilhe:

A 80ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre é uma das mais imprevisíveis dos últimos tempos. Sem a presença do atual campeão, Marílson Gomes dos Santos, que está recuperando a forma depois de ficar seis semanas parado por causa de uma tendinite no tendão de Aquiles, o já esperado duelo entre Brasil e Quênia terá outros destaques.

A vitória em 2002 credencia Robert Cheruiyot como um dos favoritos, mas o queniano faz questão de ressaltar a dificuldade de se conseguir duas vitórias em um percurso difícil como o da mais tradicional prova de rua da América Latina. Ao menos, ele tem uma estratégia bem planejada, e tentará corrigir os erros que o deixaram em quarto lugar no ano passado. \"Você tem que fazer um cálculo e segui-lo para se dar bem\", diz.

O posto de campeão nesta sexta-feira, contudo, pode ser ocupado por seu compatriota Lawrence Kiprotich. No país há quase dois meses, ele já venceu três provas, a última delas, a Volta da Pampulha, em Belo Horizonte. Embalado, quer mais uma conquista antes de ir embora. \"Quero terminar entre os dez melhores\", diz.

Em duas corridas de 10km vencidas por Lawrence, a São Paulo Classic e a Volta da USP em São Carlos, Mathew Cheboi chegou em segundo lugar. Na Pampulha, foi quinto.

Ainda entre os africanos, outro destaque é John Gwako, tricampeão da Meia maratona do Rio, tem experiência em corridas nacionais, está acostumado ao clima brasileiro, e é apontado pelos adversários como nome forte para este ano. Mas ele não tem um bom retrospecto na São Silvestre. Em 2000, foi nono colocado. Em 2002, apenas 17º.

O brasileiro que promete fazer frente aos estrangeiros é Rômulo Wagner, vice-campeão no ano passado, que passou os dois últimos meses treinando na altitude de Paipa, na Colômbia. \"No ano passado ninguém imaginava que ia dar brasileiro. Este ano está tudo aberto\", resume.

A vitória na Prova Pedestre Sargento Gonzaguinha, no último dia 12, coloca Valdenor Pereira dos Santos entre os destaques. Isso porque a corrida de 15km em percurso plano serve como último teste para a São Silvestre, e costuma anunciar os possíveis campeões do dia 31 de dezembro. O atleta tinha chegada prevista para esta quinta-feira, um dos últimos a desembarcar em São Paulo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS