Domingo, 15 de junho de 2025, 18:18

Tocha do Pan é recebida com rituais pantaneiros e multidão

Pan
ge.net - 29 de jun de 2007 às 11:43 506 Views 0 Comentários
Tocha do Pan é recebida com rituais pantaneiros e multidão

Campo Grande (MS) - A Tocha pan-americana despediu-se da Região Centro-Oeste nesta quinta-feira, em Campo Grande (MS), após participar de uma grande festa com demonstrações típicas da cultura pantaneira. A Lanterna com a Chama Pan-americana atravessou o Lago do Amor e foi recebida por um grupo de índios da etnia Terena com a dança Bate-Pau, destinada a espantar maus espíritos e a atrair bons fluídos.

O poeta Manoel de Barros, de 90 anos, passou a Tocha às mãos do primeiro dos 74 condutores do revezamento. O momento foi marcado pela execução de uma sinfonia de berrantes, cerimônia tradicional na região para anunciar a partida dos cavaleiros. Quinze deles formaram um corredor para a saída da Tocha conduzida por Airton Bacche do Lago do Amor.

Em Campo Grande, a Tocha cumpriu um percurso de 35km pelas ruas da cidade. Nesta sexta-feira, o artefato chega em Porto Alegre (RS).

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?