Depois de quatro meses e meio, os motores da Stock Car V8 voltam a roncar. Os 40 pilotos inscritos no Campeonato Brasileiro de 2005 vão à pista nesta quarta-feira no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos. Os testes coletivos no circuito paulista, que serão desenvolvidos até quinta, vão proporcionar o primeiro confronto entre os dois modelos que estarão na pista nas 12 provas previstas no calendário de 2005.
A temporada que começa em 1º de maio marca o fim da era monomarca na Stock Car. A Mitsubishi entra na categoria representada pelo modelo Lancer. A carroceria deste carro será utilizada por dez pilotos. Os demais continuam com o Chevrolet Astra, adotada em 2004. "A diferença será a presença de uma nova marca. Em termos de pilotagem, não creio que deva haver diferença", diz Sandro Tannuri, um dos que vão competir com o Lancer.
O carioca, que em 2005 cumprirá sua quinta temporada na Stock Car V8, vive uma expectativa intensa às vésperas dos treinos coletivos em Interlagos. Isto porque, além de estrear um novo carro, também passa a fazer parte de uma nova equipe - a AMG-Filipaper, onde continua tendo como vizinho de box o recordista de vitórias e títulos Ingo Hoffmann. "Todos esses fatores dão mais ânimo a todos, porque temos novos desafios pela frente", considera.
Disputar uma categoria que tem na pista mais de uma marca não chega a ser uma novidade para Tannuri, que iniciou sua carreira no Campeonato Carioca de Turismo. "Havia várias marcas, mas a gene disputava troféus diferentes. Aqui, a situação vai ser diferente, porque são marcas concorrentes na mesma disputa. É um momento marcante da categoria, e para que dê certo nós teremos de ver cada marca vencendo pelo menos quatro ou cinco provas".