Alemanha - A Ferrari confirmou no GP da Alemanha o domínio que havia imposto nas etapas de Indianápolis e Magny-Cours. Sem qualquer oposição, a equipe italiana passeou em Hockenheim neste domingo (30) para fazer sua segunda dobradinha do ano -- Michael Schumacher foi o primeiro, escoltado por Felipe Massa.
Mais do que a vitória na pista, o alemão conquistou um triunfo psicológico que pode ser fundamental para alcançar seu oitavo título: como Fernando Alonso ficou apenas na quinta posição, a diferença entre ambos no Mundial caiu de 17 para 11 pontos.
Com seis etapas para o fim do ano, Michael agora passa a depender apenas de seus resultados para comemorar o octacampeonato. Em suma, não precisa mais torcer para Felipe Massa ficar entre ele e o espanhol: se tirar dois pontos por corrida -- o equivalente a vencer e ter o adversário sempre em segundo --, Schumacher terminará a temporada um ponto à frente. "O campeonato está de novo nas nossas mãos", resumiu a Ferrari, no rádio, logo após a bandeira quadriculada.
O resultado também foi bom para o campeonato de Felipe Massa, que chegou a 50 pontos e assumiu a terceira posição, à frente de Kimi Raikkonen e Giancarlo Fisichella. O finlandês, que saiu na pole, só conseguiu manter a dianteira até a décima volta, quando parou prematuramente para fazer sua primeira parada nos boxes. No fim das contas, o último degrau do pódio -- logo à frente de Jenson Button -- foi motivo de comemoração para o piloto da McLaren.
Quem não teve razões para sorrir foi Fernando Alonso. Além de ter uma equipe que não se encontrou durante os treinos e a corrida, o atual campeão precisou da ajuda do companheiro para segurar um posto entre os cinco primeiros. Além disso, contou com o abandono de Mark Webber, que fazia boa prova até ter problemas em sua Williams.
Rubens Barrichello, que começou bem o fim de semana, voltou a ter problemas com a Honda. Um vazamento de óleo tirou o piloto da prova, em que afirmou ter "o melhor carro da equipe no ano".
No pelotão de trás, quem também teve um fim de semana para esquecer foi a MF1: por uso de asas flexíveis, a equipe foi desclassificada pela FIA.
Final:
1) Michael Schumacher (ALE/Ferrari/B), 67 voltas em 1h27min51s693
2) Felipe Massa (BRA/Ferrari/B), a 0s720
3) Kimi Raikkonen (FIN/McLaren-Mercedes/M), a 13s206
4) Jenson Button (ING/Honda/M), a 18s898
5) Fernando Alonso (ESP/Renault/M), a 23s707
6) Giancarlo Fisichella (ITA/Renault/M), a 24s814
7) Jarno Trulli (ITA/Toyota/B), a 26s544
8) Christian Klien (AUT/Red Bull-Ferrari/M), a 48s131
9) Ralf Schumacher (ALE/Toyota/B), a 1min00s351
10) Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso-Cosworth/M), a 1 volta
11) David Coulthard (ESC/Red-Bull-Ferrari/M), a 1 volta
12) Scott Speed (EUA/Toro Rosso-Cosworth/M), a 1 volta
13) Christijan Albers (HOL/MF1-Toyota/B), a 1 volta
14) Tiago Monteiro (POR/MF1-Toyota/B), a 2 voltas
NÃO COMPLETARAM, Nº DE VOLTAS/MOTIVO:
Mark Webber (AUS/Williams-Cosworth/B), 59/motor
Takuma Sato (JAP/Super Aguri-Honda/B), 39/mecânico
Jacques Villeneuve (CAN/BMW Sauber/M), 30/acidente
Rubens Barrichello (BRA/Honda/M), 28/motor
Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber/M), 9/mecânico
Pedro de la Rosa (ESP/McLaren-Mercedes/M), 2/elêtrico
Sakon Yamamoto (JAP/Super Aguri-Honda/B), 1/mecânico
Nico Rosberg (ALE/Williams-Cosworth/B), 0/acidente
Legenda:
B - Bridgestone | M - Michelin
Tempo: ensolarado
Ar: 32-34ºC | pista: 47-51ºC
Classificação:
Pilotos
1) Fernando Alonso, 100 pontos
2) Michael Schumacher, 89
3) Felipe Massa, 50
4) Giancarlo Fisichella, 49
4) Kimi Raikkonen, 49
6) Juan Pablo Montoya, 26
7) Jenson Button, 21
8) Rubens Barrichello, 16
9) Ralf Schumacher, 13
9) Nick Heidfeld, 13
11) David Coulthard, 10
11) Jarno Trulli, 10
13) Jacques Villeneuve, 7
14) Mark Webber, 6
15) Nico Rosberg, 4
16) Pedro de la Rosa, 2
16) Christian Klien, 2
18) Vitantonio Liuzzi, 1
Construtores
1) Renault, 149 pontos
2) Ferrari, 139
3) McLaren-Mercedes, 77
4) Honda, 37
5) Toyota, 23
6) BMW Sauber, 20
7) Red Bull-Ferrari, 12
8) Williams-Cosworth, 10
9) Toro Rosso-Cosworth, 1