Sexta-feira, 04 de julho de 2025, 11:12

Rodados, Ronaldinho e Kaká se "apresentam" para nova Seleção

terra esportes - 5 de set de 2006 às 10:24 122 Views 0 Comentários
Rodados, Ronaldinho e Kaká se "apresentam" para nova Seleção Kaká e Ronaldinho Gaúcho iniciam partida como titulares nesta terça

Londres (Inglaterra) - O jogo amistoso desta terça-feira entre Brasil e País de Gales, em Londres, terá pela primeira vez na "Era Dunga" dois velhos conhecidos da Seleção Brasileira atuando juntos: Kaká e Ronaldinho. A partida começa às 14h30 (MS).

Somadas as participações dos dois no time nacional, eles já atuaram 113 vezes. Ronaldinho entrou em campo 72 vezes e Kaká 41. Ao lado deles, no provável time que inicia a partida, nenhum remanescente da Copa do Mundo da Alemanha.

Como sinalizou durante o último treinamento para o jogo, se Dunga escalar o time reserva daquele que enfrentou a Argentina, a soma de participações dos nove companheiros da nova Seleção chega a 56.

Há duas possibilidades para esse número aumentar. A manutenção do goleiro Gomes - Fábio aguardaria nova chance - e a entrada do lateral-direito Cicinho no lugar de Maicon, o que elevaria a quantia para 62 partidas. Dunga optou pela escalação do seu "segundo time" depois de conversar com o médico José Luiz Runco e com o preparador-físico Paulo Paixão.

Como o intervalo entre o jogo contra a Argentina e a partida contra o País de Gales é de menos de 48 horas, a recomendação de poupar jogadores tem por objetivo evitar qualquer tipo de lesão muscular.

Entre os companheiros de Ronaldinho e Kaká, quem tem mais jogos pelo time nacional é Júlio Baptista, que já vestiu a camisa amarela por 19 vezes. Luizão, com 17 participações, vêm logo atrás. Marcelo, Rafael Sobis e Fábio, caso seja escolhido para o gol, fazem a sua estréia em jogos pela Seleção.

"Em outras circunstâncias, até seria possível, mas como os jogadores, que atuam em sua maioria na Europa, estão em início de temporada, não seria bom nem para os clubes, nem para a Seleção Brasileira, que algum atleta saísse daqui machucado", disse o médico José Luiz Runco.

Paixão alerta que a possibilidade de uma contusão muscular acontece justamente após 48 horas de um grande esforço físico. Dunga disse que ainda vai avaliar a situação, mas está disposto a seguir as recomendações.

Gomes pode ser mantido, já que os goleiros não tem um esforço físico semelhante aos demais atletas. E Cicinho pode jogar mais uma vez, já que Maicon, que ganharia a chance de atuar, se recupera de uma inflamação na garganta e não tem presença garantida.

Ronaldinho disse que não terá dificuldade em jogar com o novo grupo porque considera os "novos colegas" de alto potencial técnico. "São todos grandes jogadores. A diferença entre eles e os demais que disputaram a Copa do Mundo é que estes ainda não são consagrados. Todo mundo está de olho em uma vaga e isso faz com que haja um empenho maior", disse.

Sobre a postura de Dunga, que afirma que na Seleção não haverá privilégios para ninguém, o jogador do Barcelona diz não se opor. "Se isso for para todos, cada um precisa encontrar o seu espaço", disse.

Na mesma linha, Kaká, que começou no banco de reservas contra a Argentina, e teve uma participação considerada fundamental na vitória brasileira - deu uma assistência e marcou um gol depois de atravessar cerca de 70 metros do campo com a bola dominada - diz que teve a sua chance a aproveitou, sinalizando que não pretende mais sair do time.

"Eu tive a minha chance a aproveitei. Mas se essa postura que o Dunga adotou valer para todos, eu acho válido", disse o atacante do Milan.

O atacante Vágner, do CSKA, foi claro ao dizer sobre o que espera de sua atuação. "Para o País de Gales pode ser um amistoso. Para mim não. Eu espero me firmar no time e não posso desperdiçar essa chance", disse.

Dunga não parece preocupado em ter um time "enfraquecido" contra o País de Gales. "São 22 jogadoes de boa qualidade e todos estão querendo garantir um lugar no time", disse.

O treinador disse ter acompanhado o último jogo do País de Gales, que perdeu na semana passada por 2 a 1 para a República Checa, e afirma se tratar de um time bem montado. "Serão necessárias algumas atenções, mas estamos armando a nossa equipe para neutralizar as principais ações dos adversários".

O provável time do Brasil para o jogo desta terça-feira tem Gomes ou Fábio no gol e Cicinho ou Maicon na lateral-direita. A zaga será formada por Alex e Luizão e na lateral-esquerda joga Marcelo. O meio-campo terá Dudu Cearense, Júlio Baptista, Ronaldinho e Kaká. No ataque, Vágner e Rafael Sóbis.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.