Roberval Andrade reverteu, na tarde deste domingo, a fase complicada que vinha enfrentando no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. O paulista da Scania dominou a quinta etapa, disputada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, saltou do 14º para o quinto lugar na tabela de pontos e entrou definitivamente na disputa pelo título da décima temporada de existência da categoria dos caminhões no Brasil.
"Essa vitória vinha batendo na trave faz tempo. O caminhão é competitivo, e as últimas provas mostraram isso", declarou o piloto da Roberval Motorsport. Em Interlagos, na terceira etapa, ele largou da pole e liderou até a 13ª volta, quando um problema numa mangueira o tirou da disputa. Em Guaporé, na prova seguinte, largou em 12º e era terceiro, com possibilidades de tentar a vitória, quando teve de abandonar em função de um acidente.
O vencedor da prova reconhece que a travada pista de Londrina oferecia vantagem técnica aos pilotos que utilizam caminhões Ford e Volkswagen, que têm motores de nove litros e pesam cerca de 1.300 quilos menos que caminhões como seu Scania, cujo motor é de 12 litros. "Eu apostava no Totti para ganhar a corrida, mas ontem, na tomada de tempos, vi que meu caminhão estava mais competitivo do que eu esperava", revelou, após a festa no pódio.
Para Londrina, Roberval contava com um caminhão praticamente novo. "A equipe fez um ótimo trabalho depois de Guaporé. Depois daquele acidente com o Beto (Monteiro), o caminhão ficou bastante danificado, então nós decidimos que o melhor era trocar tudo. Eu só não fiz a pole porque cometi erros na minha volta rápida, mas sabia que teria um bom caminhão na corrida. Estou de volta à briga pelo título", aliviou-se o campeão brasileiro de 2002.
Na largada, Vignaldo Fízio tomou a liderança de Leandro Totti, piloto de Londrina que herdou a pole-position com a desclassificação de Djalma Fogaça do treino classificatório. Com problemas no câmbio, Fízio acabou saindo da pista na curva do Estádio. Voltou ainda em primeiro, em ritmo lento, o que o fez levar um toque de Totti. Duas voltas depois, enquanto Roberval ultrapassava Leandro, Vig era chamado aos boxes para um drive-thru.
Andrade, com a ultrapassagem e a punição de Fízio, assumiu a liderança e, até a bandeira amarela programada, na 12ª volta, tratou de administrar sua vantagem em relação ao paranaense Fabiano Brito, vice-líder. No momento da intervenção do Pace Truck, os seis primeiros na prova, que por isso tiveram direito a pontos extras de bonificação, eram Roberval, Fabiano, Diumar Bueno, Heber Borlenghi, Pedro Muffato e Renato Martins.
Dada a relargada, Roberval, que tem no Scania eletrônico número 420 as cores e logomarcas de Assobrasc, Knorr-Bremse, Rodafuso, Guerra, Frum, Biasi Tanques, Tanesfil, BorgWarner e KS, manteve-se alheio às acirradas disputas que valiam posições e pontos importantes. Valeu-se da disputa entre Brito e Bueno para tentar abrir vantagem, o que também vez na relargada de cinco voltas mais tarde, motivada pela intervenção extra do Pace Truck.
Com a vitória, sua primeira na pista de Londrina e sétima na categoria, Roberval assumiu o quinto lugar no campeonato, com 36 pontos. A liderança é do paranaense Wellington Cirino, com 69 pontos. Ele não disputou a corrida deste domingo em função do grave acidente que sofreu nos treinos livres de sexta-feira (8). Brito, segundo lugar na prova, tomou a vice-liderança de Totti, que abandonou em Londrina com problemas no trambulador de seu Ford.
Depois de 32 voltas, o resultado final da prova em Londrina, considerando entre parênteses as posições de largada de cada piloto, foi o seguinte:
1º) (3) Roberval Andrade (SP/Scania), Roberval Motorsport, 1h16min04s681
2º) (5) Fabiano Brito (PR/Volvo), ABF Competições, a 3s582
3º) (12) Diumar Bueno (PR/Bueno Race Truck), a 10s152
4º) (2) Vignaldo Fízio (SP/Mercedes-Benz), Pacaembu Team, a 10s569
5º) (20) Djalma Fogaça (SP/Ford), Fogaça Motorsport, a 11s221
6º) (10) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffato Motorsport, a 13s118
7º) (11) Felipe Giaffone (SP/Scania), Roberval Motorsport, a 17s934
8º) (18) José Cangueiro (SP/Mercedes-Benz), Mercalf Competições, a 31s858
9º) (8) Fred Marinelli (SP/Scania), Marinelli Competições, a 34s702
10º) (19) Jonatas Borlenghi (SP/Volkswagen), RM Competições, a 37s093
11º) (23) José Maria Reis (GO/Ford), Fogaça Motorsport, a 1min06s701
12º) (24) Adilson Magalhães (SP/Iveco), Forza Motorsport, a 1 volta
13º) (13) Renato Martins (SP/Volkswagen), RM Competições, a 7 voltas
NÃO COMPLETARAM:
(4) Beto Monteiro (PE/Ford), Fogaça Motorsport, a 10 voltas
(14) Eduardo Fráguas (SP/Ford), Londrina Truck Racing, a 12 voltas
(17) Herberto Heinen (RS/Volvo), TRG Competições, a 14 voltas
(7) Heber Borlenghi (SP/Mercedes-Benz), ABF Competições, a 15 voltas
(9) João Marcos Maistro (PR/Scania), Clay Truck Racing, a 16 voltas
(21) Luiz Zappelini (SC/Volkswagen), Zappelini Racing, a 18 voltas
(1) Leandro Totti (PR/Ford), Londrina Truck Racing, a 20 voltas
(6) Vinícius Ramires (SP/Volvo), RTT2, a 25 voltas
(22) Beto Napolitano (SP/Volkswagen), RM Competições, a 31 voltas
NÃO LARGARAM:
(15) Daniel Gianfratti (SP/Ford), Fogaça Motorsport
(16) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), RM Competições
CLASSIFICAÇÃO:
Após cinco etapas, a classificação da Fórmula Truck é a seguinte: 1º) Cirino, 69 pontos; 2º) Brito, 50; 3º) Totti, 48; 4º) Fízio, 44; 5º) Andrade, 36; 6º) Fogaça, 35; 7º) Napolitano, 29; 8º) Monteiro, 27; 9º) J. Borlenghi, 25; 10º) Bueno, 24; 11º) Rodrigues, 20; 12º) Muffato, 19; 13º) Martins, 17; 14º) Piquet, 13; 15º) Maistro e Giaffone, 12; 17º) Cangueiro, 8; 18º) Gianfratti, 6; 19º) Fráguas, 4; 20º) Zappelini e H. Borlenghi, 3; 22º) Marinelli, 2; 23º) Heinen e Fleck, 1.