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Rally ganha versão ecológica no MT

da redação - 23 de fev de 2005 às 14:01 333 Views 0 Comentários
Rally ganha versão ecológica no MT

Quando fundaram o primeiro clube de rally de Mato Grosso, em 1988, os empresários Devanir Barbosa e Adalberto Carvalho, jamais poderiam imaginar que um dia, pilotos do estado viessem a conquistar títulos de importantes competições fora de Mato Grosso, ou que mais de 200 motos e 100 carros acelerariam um dia, doando cestas básicas e plantando mudas de árvores em várias regiões.

Mas esta é apenas a primeira parte dessa história do off-road, que hoje movimenta no Estado mais de 300 praticantes, com pelo menos 10 competições anuais, atraindo cada vez mais, novos e grandes patrocinadores, encantados com a idéia de unir aventura e preservação ambiental; o resumo da ópera: responsabilidade social.

Quando o jornalista Malik Didier, já falecido, e o médico Eduardo Toledo de Barros, começaram a acelerar suas motos por entre o Coxipó do Ouro, era raro reunir numa prova mais de 10 motos. Hoje, calcula a Associação Mato-grossense dos Fora de Estada (Amfe), são mais de 300, sem contar os novatos.

A FMMT (Federação de Motociclismo do Estado) começa só agora a apoiar esse tipo de competição, mas vê com entusiasmo o crescimento do esporte: "O Rally Ecológico já é comentado no Brasil inteiro e isso é bom para Mato Grosso", frisa Nelson Roberto Campos, presidente da FMMT. "A idéia é fantástica e a CBM quer estar junto dessas iniciativas", elogia Lincoln Duarte Miranda, que preside a Confederação Brasileira de Motociclismo.

Presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Paulo Eneas Scaglione não escondeu seu espanto com o crescimento do off-road em Mato Grosso. "Se todos esses pilotos fossem filiados, Mato Grosso seria o segundo Estado com o maior número de pilotos homologados pela entidade", diz.

"Só temos a agradecer à organização desse pessoal que é apaixonado por rally", comenta Zilmar Sírtolli, presidente da Federação Mato-grossense de Automobilismo (Femtau).

O rally
Ex-integrante da comissão organizadora das competições de arrancada no Estado, que sempre reuniram grandes públicos, o desportista Luís Carlos Galvan contou com a idéia de um veterano piloto para criar o Rally Ecológico do Brasil.

"Numa reunião de confraternização com pilotos, dirigentes e amigos, o Verona (Eremi, piloto catarinense que já correu ralis e autocross) sugeriu que resgatássemos a categoria turismo, afinal, só os jipes estavam rodando no Estado, mas ele queria uma coisa há mais para motivar a prova e sugeriu o plantio de árvores", explica Galvan.

A partir daí, outros dirigentes, como o veterano navegador Marcos Meirelles 'Piquira', se uniram para a realização da primeira prova desse gênero, disputada em 2002. Com dois dias de duração, o primeiro Rally Ecológico reuniu 60 equipes e o destino foi a Região de Chapada dos Guimarães. Na mesma prova foram doadas duas toneladas de alimentos. "A inscrição para o rally é uma cesta com alimentos", conta Galvan.

O evento contou com o apoio de órgãos oficiais como o Ibama e a Fema, além da iniciativa privada, que patrocinava o evento, ainda timidamente. Famílias carentes, ao longo do percurso, são beneficiadas com as doações.

No ano seguinte o número de participantes dobrou e mais empresas foram se tornando parceiras da organização, como a Agip, CAV, Real Supermercados, Drebor, Santa Rita, Ford e Toyota. No ano passado o número de participantes teve que ser limitado, com 200 equipes. O Rally Ecológico chegou como um divisor de águas e hoje a LG Sports, promotora da prova, já é procurada por várias cidades para organizar eventos, como Jaciara e Chapada dos Guimarães.

"Sem dúvida, nossa marca decidiu patrocinar o evento porque viu nele alguns quesitos imprescindíveis, entre eles o cuidado com o meio ambiente, a organização e a credibilidade", afirma Jorge Peres, diretor da Toyota.

Este ano, os organizadores esperam contar com o patrocínio de grandes empresas, como a Petrobras, a fim de custearem as despesas, cada vez maiores. "O participante fica cada vez mais exigente. Alguém já viu um rally oferecer chuveiro, jantar, e baile? Ficaram mal acostumados", brinca Galvan.

Concluindo, o desportista salienta a importância das parcerias: "Em 2004 tivemos 60 pessoas envolvidas diretamente na organização, desde a cronometragem, com tecnologia de ponta, até o Gefron, Polícia Ambiental, Juvam, Fema, Aderco, Secretaria de Turismo e de Esporte, entre outros. Sem essa união em prol do esporte e do meio ambiente, seria impossível realizar a prova, que já uma das maiores do País". Em novembro de 2005 a prova terá largada em Cuiabá e chegada em Jaciara.

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