Sentul (Indonésia) - O brasileiro Bruno Senna perdeu a oportunidade de subir ao pódio na primeira corrida do GP da Indonésia da GP2 da Ásia, neste sábado, devido a uma punição, mas recebeu como consolo o segundo lugar no grid da prova de domingo. O italiano Luca Filippi tinha conquistado a corrida, mas foi desclassificado por usar pneus que teoricamente seriam de seu companheiro. A vitória ficou com Sebastian Buemi. Punido com uma passagem pelos boxes quando liderava a terceira etapa, o piloto terminou a corrida em sétimo lugar e, graças ao sistema de grid invertido, larga em segundo no domingo.
"Foi uma corrida muito confusa desde os treinos classificatórios", comentou Bruno, que partiu da nona colocação. "Saí com pneus de chuva, mas a pista estava secando e precisei voltar para colocar os lisos. Quando finalmente consegui aquecê-los, dei de cara com uma bandeira amarela por causa de um carro que ficou rodado numa curva por três voltas", continuou Bruno, que viu as chances de melhorar desaparecerem quando a chuva voltou a cair forte no final da sessão. O russo Vitaly Petrov, que já saiu com os pneus de pista seca, encontrou o asfalto em melhores condições e levou os dois pontos pela pole.
Bruno saiu bem e se manteve no pelotão da frente. Quando o safety car foi chamado por causa de uma batida, decidiu se manter na pista enquanto boa parte dos pilotos preferiu fazer a obrigatória troca de dois pneus. "Não havia razão para parar naquele momento, porque os pneus ainda estavam novos. Achei melhor tentar construir uma vantagem grande e trocar os pneus quando os outros já estivessem enfrentando problemas com a abrasividade da pista mais perto do final", explicou.
Mais tarde, novo acidente provocou a entrada do safety car pela segunda vez. Ainda na ponta, Bruno e o japonês Hiroki Yoshimoto acabaram ultrapassando o veículo antes da linha que determinava o fim do período de neutralização. "Deixei o motorista do safety car abrir grande distância, mas ele continuou tão lento que encostei nele rapidamente. E não poderia frear bruscamente por causa do risco de uma pancada", explicou.
Mesmo com o prejuízo do drive thru e o tempo gasto no pit stop regulamentar, Bruno voltou em 10º e forçou o ritmo para estabelecer a volta mais rápida e ainda chegar à zona de pontos. No final, achou que o saldo foi positivo. "As coisas não deram muito certo desde a tomada classificatória. E a pista aqui é muito ruim. O asfalto é tão abrasivo e descola tão facilmente, que destruí os pneus e duas viseiras. Mas pelo menos estou numa ótima posição para a corrida de domingo".
Veja a classificação final da primeira bateria:
1º - Sébastien Buemi (SUI/Arden)
2º - Adrian Vallés (ESP/FMS International)
3º - Ben Hanley (GBR/Campos GP)
4º - Romain Grosjean (FRA/ART GP)
5º - Vitaly Petrov (RUS/Campos GP)
6º - Milos Pavlovic (SER/BCN Competición) - a 41s345
7º - Bruno Senna (BRA/iSport International) - a 43s439
8º - Faruz Fauzy (MAL/Super Nova Racing) - a 48s867
9º- Stephen Jelley (GBR/ART Grand Prix) - a 48s962
10º- Michael Herck (ROM/FMS International) - a 71s721