Luciano Burti e Antonio Jorge Neto, a dupla de pilotos da Equipe Eurofarma RC Competições, estão trabalhando pesado para a estréia na temporada 2005 do Campeonato Brasileiro da Stock Car V8, no dia primeiro de maio, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Como a categoria permite apenas a realização de treinos extras marcados pela organização, o objetivo imediato dos pilotos da Equipe Eurofarma RC é o preparo físico e psicológico.
"O automobilismo é um esporte de precisão, o ideal seria treinar andando com o carro mesmo. Mas como isso não é possível, o negócio é trabalhar a parte física enquanto a temporada não começa", explica Antonio Jorge Neto, de 41 anos, que tem dedicado 3 horas do dia para musculação, pedalada e corrida. "Procuro também me expor bastante ao calor, porque é um dos fatores que mais pesam na stock car."
Em uma corrida da Stock Car V8 um piloto perde cerca de 2,5 kg devido ao desgaste excessivo durante os 50 minutos de prova. "Conversando com o Dino [Altmann, médico oficial da Stock Car] ele me disse que às vezes a temperatura do piloto chega aos 38°C ou até mais. Realmente é uma categoria muito puxada no aspecto físico, por isso não podemos descuidar", completou Neto, que no ano passado terminou na terceira posição na tabela [uma vitória e duas poles].
Atual campeã, a Equipe Eurofarma RC Competições, do chefe de equipe Rosinei Campos, o Meinha, vai contar com um piloto extremamente acostumado com as exigências físicas de uma categoria como a Fórmula 1. Luciano Burti vem desenvolvendo trabalho semelhante aos tempos de piloto da maior categoria do automobilismo mundial. "Tenho tentado manter, fazendo bastante treino aeróbico [corrida e natação]. Musculação eu faço duas vezes por semana", explica.
No programa de preparação que fazia na Fórmula 1, Burti alterou apenas um detalhe. "Antes tinha de trabalhar muito o pescoço, por causa da Força G nas curvas. Agora para a stock, não preciso mais treinar pescoço. Mas por outro lado, como o carro é fechado, tenho feito muita sauna para aumentar a resistência ao calor", explica o ex-piloto de testes da Ferrari. "Se pudesse colocar aparelhos de ginástica dentro da sauna eu colocaria."
No plano psicológico, Luciano Burti e Antonio Jorge Neto também estão em perfeitas condições, ansiosos para o início da temporada, mas também sem desespero. "Aprendi que o mais importante é não pensar nas dificuldades que terei pela frente, mas sim nas soluções. Agora é hora de concentração junto à equipe e no lado positivo da situação", explica Burti, de 30 anos, que não compete desde 2001.
Antonio Jorge Neto, por sua vez, não participa de uma corrida de Stock Car desde o dia 28 de novembro do ano passado e até os testes coletivos agendados para Interlagos [dias 13 e 14 de abril] serão mais de quatro meses longe das pistas. "Quero logo acelerar, mas pelo menos é igual para todo mundo. Acho que por causa dessa falta de treino o início do campeonato vai ser ainda mais nivelado", finaliza o piloto da Eurofarma RC Competições.
Calendário de corrida:
1.ª etapa: 1.º de maio - São Paulo/SP (SporTV)
2.ª etapa: 15 de maio - Curitiba/PR (SporTV)
3.ª etapa: 19 de junho - Rio de Janeiro/RJ (SporTV)
4.ª etapa: 03 de julho - São Paulo/SP (SporTV)
5.ª etapa: 24 de julho - Curitiba/PR (SporTV)
6.ª etapa: 28 de agosto - Londrina/PR (Rede Globo)
7.ª etapa: 18 de setembro - Brasília/DF (Rede Globo)
8.ª etapa: 02 de outubro - Santa Cruz/RS (SporTV)
9.ª etapa: 16 de outubro - Tarumã/RS (Rede Globo)
10.ª etapa: 30 de outubro - Goiânia/Buenos Aires (Rede Globo)
11.ª etapa: 13 de novembro - Rio de Janeiro/RJ (Rede Globo)
12.ª etapa: 27 de novembro - São Paulo/SP (Rede Globo)