Rio de Janeiro (RJ) - Futebol, vôlei e natação. Esta é, segundo pesquisa do Instituto GPP (Planejamento e Pesquisa) a ordem do gosto esportivo dos brasileiros. A coleta de dados foi solicitada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e abrangeu as cinco regiões brasileiras (cerca de 100 entrevistas por estado). A popularidade do basquete foi de 21,5%, do automobilismo 21,3% e do tênis 11,0%.
Para a Confederação Brasileira de Desportos Aquaticos, o resultado da pesquisa demonstra o crescimento da natação na preferência do brasileiro, amante por esportes, em todo o País. A natação, no último ciclo olímpico - 2004 a 2008 - teve um crescimento de 41.2% para 44,7% no gosto do eleitorado.
O Instituto GPP também quis saber quais os esportes que o entrevistado acompanhou durante os Jogos de Pequim. E o vencedor foi o vôlei com 57,8%, quase um empate técnico com a natação, 57,2%. Em seguida veio o futebol feminino (56,8%), o vôlei de praia (42,8), a ginástica artística (33,7%), atletismo (22 %) e o basquete feminino (15,5%).