Quatro alunos do projeto "Pé na bola", desenvolvido pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) da Prefeitura de Corumbá, serão premiados na próxima quinta-feira, 04 de dezembro. Segundo o coordenador do projeto, professor Rubens Balejo, o "Balejinho", a premiação é para os estudantes que mais se destacaram ao longo do ano.
O prêmio, explicou o professor-coordenador, é simbólico - um almoço no Restaurante Rodeio - e a partir de 2009 o incentivo será mensal. "Essa iniciativa promove a auto-estima de nossos jovens e os valoriza como cidadãos", afirmou a supervisora do PETI, Vera Lúcia Marti Veiga.
O projeto "Pé na bola" trabalha os fundamentos básicos do futebol de campo, inclusive ensinando regras do esporte para meninos e meninas. "O esporte nos possibilita trabalhar o resgate da auto-estima e da cidadania destes jovens, além disso, traz disciplina", explicou Balejinho ao informar que cerca de 60 jovens (de 8 a 15 anos) participam das aulas do projeto.
Em Corumbá, o Peti atua há oito anos e atualmente atende 262 crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 15 anos, em dois turnos (matutino e vespertino). A jornada de trabalho ampliada, desenvolvida pelo programa, permite o resgate da auto-estima e expansão dos limites do conhecimento para os jovens retirados do trabalho insalubre; perigoso e degradante. A atuação garante a promoção da cidadania com a construção da autonomia necessária para a vida adulta em sociedade.