Domingo, 13 de julho de 2025, 08:23

Pantaneiro Alex Dias vive um clima de 'nostalgia' contra Vila Nova

Alex Dias
o popular/globo.com - 20 de fev de 2008 às 12:36 122 Views 0 Comentários
Pantaneiro Alex Dias vive um clima de 'nostalgia' contra Vila Nova

Goiânia (GO) - Em tom de nostalgia, o Goiás iniciou nesta terça-feira a semana de treinamentos que antecede o clássico de domingo, contra o Vila Nova, no Estádio Serra Dourada. Se para a maioria dos jogadores a experiência no principal jogo do futebol goiano é recente, há no elenco esmeraldino atletas que já têm história na partida. Um deles é o atacante Alex Dias, de 35 anos, que ficou conhecido como Pantaneiro por causa da origem - é natural de Rio Brilhante (MS). Quase nove anos depois, o jogador volta a disputar o clássico.

A última participação de Alex diante do time vilanovense teve gosto de título, despedida e gol: foi na vitória por 3 a 1, no Campeonato Goiano de 1999. Naquele jogo, disputado em 30 de maio daquele ano, Alex Dias fez dois gols - o zagueiro Álvaro abriu o placar aos 4 minutos e Sabino marcou o de honra do adversário.

Coincidentemente, os gols foram sobre o goleiro Harlei, que estava perto de se despedir do alvirrubro. O terceiro gol esmeraldino - o segundo de Alex Dias - teve direito a um belo drible sobre o marcador e um chute forte, de esquerda, que bateu no travessão e caiu nas redes do Vila. A vitória deixou o alviverde com oito pontos de vantagem na briga pelo título.

Alex Dias, ao lado de Aloísio, também teve atuações destacadas na Copa do Brasil e se preparava para se transferir para o Saint-Ettiéne (França). Foi a última vez que ele balançou as redes vilanovenses, assim como foi também o derradeiro confronto diante adversário.

"Para mim, jogar clássico é especial. Já começo a semana concentrado, pensando naquilo que poderei fazer no jogo. Aquela temporada foi marcante em termos de Goiás e Vila Nova. Disputamos a última partida praticamente como campeões antecipados e ainda pudemos vencê-la. Fiz dois gols", relembra.

A temporada de 1999 reservou, além do jogo que pode ser considerado o das faixas, uma das mais belas partidas entre as duas equipes. O Vila Nova teve forças para reagir e virar, para 5 a 3, o jogo que perdia por 3 a 0 - isso no dia 28 de março de 1999. Foi a última edição do Campeonato Goiano disputada no sistema de pontos corridos - o alviverde conquistou o título com 54 pontos, contra 44 do alvirrubro.

"Não sei quantos clássicos disputei contra o Vila. Sei que saí de campo vencedor na maioria deles", destaca o atacante, que fez um gol na atual temporada. Domingo, quando entrar no Serra Dourada, Alex Dias espera ver o estádio lotado, como em 1999. "Hoje, não sei dizer bem o que mudou em termos de clássico. Mas a rivalidade continua", comenta. Naquele jogo, o Goiás atuou com Adnan; Borges Neto, Álvaro, Sílvio Criciúma e Marquinhos; Marabá, Túlio e Fernandão (Fábio); Alex Dias, Aloísio e Araújo. A partida teve 45.962 torcedores pagantes.

No primeiro treino do Goiás na semana, que terminou sob chuva no CT Edmo Pinheiro, Alex Dias ensaiou alguns lances que podem fazer parte do repertório dele domingo. Num cruzamento, acertou belo sem-pulo. Depois, deixou o gramado e foi para a entrevista coletiva. Detalhe: estava de chuteiras vermelhas.

Técnico - O técnico Caio Júnior também vive a expectativa de mais um clássico pelo Goiás. Será a quarta vez - nas três anteriores, o alviverde venceu Vila Nova e Atlético (2 a 1) e empatou com o Atlético (1 a 1). O treinador espera manter a série invicta domingo.

"Antes de um clássico, o técnico tem de se preparar de todas as formas. Hoje (ontem), já pude trabalhar algumas situações de jogo. Espero que sejam úteis afirma.

Assim como o meia Evandro, autor de um golaço no empate por 2 a 2 com o Anápolis, domingo, Caio Júnior também tem ligações com o técnico do Vila, Rene Weber. Se Evandro foi comandado por Weber na seleção brasileira sub-20, Caio Júnior atuou ao lado de Rene na passagem pelo futebol português - os dois atuaram quatro anos no Vitória de Guimarães.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.