Londres (Inglaterra) - Inglaterra e Brasil se enfrentam nesta sexta-feira, às 16h (de Brasília), no primeiro jogo entre seleções principais no novo estádio de Wembley. O English Team não joga em sua "casa" desde outubro de 2000, quando perdeu por 1 a 0 para a Alemanha no estádio que seria posteriormente demolido, e vê no amistoso uma oportunidade de recuperar prestígio após um primeiro ano difícil sob o comando de Steve McClaren.
A partida se disputa cinco dias antes do compromisso da Inglaterra contra a Estônia, em Tallinn, pelas eliminatórias da Eurocopa-08. Os dois jogos são vistos como fundamentais para o futuro de McClaren no cargo. Pressionado, o treinador já voltou atrás em uma de suas decisões mais marcantes: a de afastar David Beckham da seleção. Figura importante na reação do Real Madrid, que briga pelo título espanhol, Beckham fará sua primeira partida pela Inglaterra desde a eliminação contra Portugal na Copa do Mundo da Alemanha.
McClaren também conta com retornos importantes como os de Joe Cole e Michael Owen, que perderam boa parte da temporada por causa de lesões. Owen, que jogou na vitória da seleção B sobre a Albânia por 3 a 1, semana passada, marcou o gol da Inglaterra no último jogo contra o Brasil no antigo Wembley: empate por 1 a 1, em 2000.
Na defesa, no entanto, o treinador segue com muitos desfalques. Rio Ferdinand, Michael Dawson, Gary Neville, Ashley Cole, Jonathan Woodgate e Micah Richards estão lesionados. Phil Neville e Wayne Bridge devem ser os titulares das laterais contra a Estônia, mas contra o Brasil é provável que Nicky Shorey, do Reading, faça sua estréia na esquerda e Wes Brown ocupe a direita. Jamie Carragher deve ser o companheiro do capitão John Terry na zaga.
O Brasil, que disputa a Copa América na Venezuela a partir do dia 26, faz seu penúltimo amistoso antes da competição. Na próxima terça-feira, a equipe dirigida por Dunga enfrenta a Turquia, em Dortmund. Nos dois últimos jogos, em março, na Suécia, o Brasil goleou o Chile por 4 a 0 e derrotou Gana por 1 a 0.
Os meias Kaká e Ronaldinho, que pediram dispensa do torneio sul-americano, estão confirmados na formação titular. A novidade no time que começa a partida é o zagueiro Naldo, que fará sua estréia pela Seleção, em dupla com Juan. Hélton será o goleiro, Daniel Alves e Gilberto os laterais, Gilberto Silva e Mineiro os volantes, Robinho e Vágner Love os atacantes. Os quatro jogadores convocados pela primeira vez - o goleiro Doni, o zagueiro Alex Silva e os atacantes Jô e Afonso Alves - serão opções no banco de reservas.