Campo Grande (MS) - O Comercial conseguiu o que parecia impossível: após grande parte do Campeonato Estadual na zona de rebaixamento, amargando a última colocação, a equipe goleou o Aquidauanense neste sábado (18) por 6 a 0 e, com a derrota do Maracaju para o Pantanal por 2 a 1, escapou da queda para a segunda divisão.
"Eu aceitei este desafio pois confiei nestes jogadores. Este time é guerreiro e não merecíamos cair para a série B", desabafou o técnico Willian Puia, emocionado após o apito final.
O jogo começou com 13 minutos de atraso. Quando o bola finalmente rolou no Estádio Morenão, em menos de um minuto o Aquidauanense já mostrou perigo ao gol de Rodolfo. Bruno acertou um belo chute de fora da área, mas o goleiro colorado mandou pra escanteio. Após o susto, a equipe da Capital começou a sair para o jogo e aos 20 minutos, Marcos abriu o placar para o Comercial.
Aos 29 minutos, o lateral Caio César, do Comercial, cobrou uma falta no ângulo de Abelha, que se esticou todo e mandou a bola para escanteio. Após a cobrança, o zagueiro Carlos aproveitou o bate-rebate na área para ampliar.
No final do primeiro tempo, quando as equipes já se preparavam para o intervalo, o veterano Tainha, em bela jogada individual, driblou o zagueiro do Aquidauanense pela esquerda e jogou no ângulo, encobrindo Abelha e fazendo 3 a 0 para o Saci da Vila. Quando o juiz encerrou a primeira etapa, alguns jogadores do Aquidauanense se estranharam na entrada para os vestiários, trocando alguns insultos.
No recomeço da partida, a equipe visitante foi pra cima do Comercial e, com menos de um minuto novamente, acertou uma bola na trave no chute de Bruno. O jogo foi ficando morno, até que aos 25 minutos, Alessandro, jogador que a torcida vinha pegando no pé, marcou de cabeça o quarto gol dos anfitriões após cobrança de escanteio pela esquerda.
Com o jogo praticamente ganho, as atenções foram voltadas para o jogo entre Maracaju e Pantanal, que acontecia simultaneamente em Maracaju. Caso o MAC vencesse, independentemente do resultado da partida do Estádio Morenão, o Comercial estaria rebaixado. Membros da comissão técnica do Comercial avisavam os jogadores em campo sobre os lances da outra partida.
Aos 30 minutos de jogo, Alessandro aproveitou a bobeira da zaga e marcou mais um, o quinto do Comercial. O Pantanal vinha vencendo o Maracaju por 2 a 1, resultado que salvava a equipe da Capital. Porém, caso o MAC fizesse um gol, empurraria o Colorado para o descenço.
No final do jogo, veio o alívio para os torcedores presentes no Morenão. Tainha marcava seu segundo gol no jogo, o sexto do Saci, e o jogo entre Maracaju e Pantanal estava encerrado. O Comercial, após passar todo o Campeonato Estadual na zona de rebaixamento, assegurou sua permanência na série A em 2010.
O jogador Alessandro, após várias críticas da torcida durante a partida, se disse aliviado após os dois gols anotados. "Estou emocionado. O professor armou um esquema diferente para nós hoje, com dois meias de armação, e o time soube responder em campo", disse o jogador, que está no Comercial há menos de três semanas.
Ficha Técnica
Comercial 6 x 0 Aquidauanense
Data: 18 de abril de 2009
Local: Estádio Morenão, em Campo Grande (MS)
Horário: 15h00
Comercial: Rodolfo, Caio César, Carlos César, Alex e Rodrigo (Luis Fernando); Ualison, Marcos, Claudio e Tainha; Almir (Tiago) e Alessandro (Júlio César). Técnico: Willian Puia.
Aquidauanense: Abelha, David (Uderson), Paizinho, Edson e Bruno; Edilson (Roni), Dirceu, Baiano e Keverson; Choco e Hérico. Técnico: Mauro Marinho.