São Paulo (SP) - A experiência levou a melhor em cima da juventude. Foi assim que Alex Mineiro venceu o duelo de artilheiros com o garoto sul-mato-grossense Keirrison, na vitória do Palmeiras por 1 a 0 diante do Coritiba, neste domingo, no Palestra Itália, pelo Campeonato Brasileiro. Mesmo com um jogador a menos, após a expulsão de Fabinho Capixaba, o goleador do Verdão deixou a sua marca na rede, de cabeça.
Primeiro tempo - No início da partida, Alex Mineiro jogou bem próximo de Kléber, com Diego Souza e Evandro se revezando no meio-campo ofensivo, podendo encostar nos atacantes do Palmeiras. Já Keirrison precisou correr muito mais. Marlos atuou mais recuado, ajudando na armação, e deixou o artilheiro do Coritiba isolado no setor ofensivo, entre os zagueiros Jeci e Gladstone.
A forte marcação dos zagueiros em cima de Alex Mineiro e Keirrison obrigou os atacantes a deixarem a área. Os artilheiros de Palmeiras e Coritiba tiveram de procurar as tabelas para participar um pouco mais da partida e abrir espaços para os companheiros do meio-campo e ataque.
A melhor chance de Keirrison ao longo do primeiro tempo aconteceu aos 25 minutos. Ele foi acionado dentro da área, driblou Jeci com muita facilidade, e chutou forte e rasteiro. Marcos defendeu. Alex Mineiro passou o primeiro tempo preso na marcação, sem conseguir levar perigo ao gol defendido por Vanderlei.
"O goleiro do Coritiba (Vanderlei) está pegando tudo. Tivemos três ou quatro oportunidades no primeiro tempo, mas ele fez grandes defesas", explica Alex Mineiro, no final do primeiro tempo.
Keirrison, antes de ir para o intervalo, admitiu que o Coxa jogou muito recuado, marcando forte, e tentou decidir o jogo nos contra-ataques.
"Estamos mais preocupados na marcação. O Palmeiras é muito forte no Palestra. Estamos tocando a bola e tentando chegar nos contra-ataques. A chance que aparecer é preciso caprichar nas finalizações", diz Keirrison.
Segundo tempo - O panorama da partida não mudou na etapa final. Keirrison, preso na marcação dos zagueiros Jeci e Gladston, passou a atuar de costas para o gol, fazendo o papel de pivô e acionando os companheiros Carlinhos Paraíba e Marlos.
O jogo ficou movimentado. O Palmeiras partiu para o ataque, tentando trocar passes e arriscar chutes de fora da área. Já o Coritiba prefetiu valorizar a posse de bola, tentando chegar ao gol em contra-ataques mortais.
Mas, mesmo com um jogador a menos, após a expulsão de Fabinho Capixaba, o Palmeiras chegou ao gol da vitória. E quem balançou a rede? Ele mesmo, o artilheiro Alex Mineiro, de cabeça, aproveitando cruzamento de Evandro, aos 29 minutos. Foi o seu 12º gol no Brasileiro, um a menos que Kléber Pereira, do Santos, o goleador da competição.
No fim do jogo, Alex Mineiro foi substituído por Maicosuel. E deixou o gramado aplaudido pela torcida do Palmeiras.
"O importante é que vencemos, continuamos na terceira colocação, e vamos continuar correndo para superar o líder Grêmio", promete Alex Mineiro.