O Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 abre sua 27ª temporada de cara nova. Pela primeira vez na história, a principal categoria do automobilismo nacional contará com duas montadoras na pista. Neste ano, os Astra Sedan, da Chevrolet, terão a companhia dos Lancer fabricados pela Mitsubishi. A abertura do campeonato será neste domingo, dia 1º de maio, às 12 horas (de MS), no autódromo de Interlagos, com transmissão ao vivo da SporTV.
"É um significativo marco na história da Stock Car, pois, pela primeira vez, outra marca que não a Chevrolet, vai estar no campeonato. Estou na Stock desde o primeiro ano (1979) e participei de todas as mudanças da categoria. É muito bom ser pioneiro mais uma vez. Espero que a entrada da Mitsubishi traga outras montadoras também", diz Ingo Hoffmann, 12 vezes campeão da Stock e primeiro a pilotar o Lancer, nos treinos coletivos deste mês.
Hoffmann e o carioca Sandro Tannuri, seu companheiro na equipe AMG-Filipaper, estão entre os dez pilotos que vão pilotar o novo carro. "Estamos numa equipe nova, com uma nova carroceria. Isso nos motiva ainda mais para conseguir o melhor resultado possível", diz Sandro, que vai iniciar sua quinta temporada na Stock Car V8. "Ainda não dá para dizer se vai haver alguma disputa especial entre os pilotos dos dois carros, mas é algo a se observar", considera.
Sandro vai levar no carro número 10 da AMG-Filipaper Racing as cores e logomarcas de Xerox do Brasil, HP, Kalunga e Reval na temporada de 2005, que, ele prevê, será a mais disputada desde sua estréia. "O crescimento da categoria é constante, e quanto mais se adquire experiência, mais fica nítida a dificuldade que é enfrentar os grandes nomes que estão na pista. O número de pilotos aumentou bastante e, para o público, as disputas serão sensacionais", considera.
Após muita negociação entre as equipes, o número de pilotos também cresceu. Em 2004, a Stock Car V8 tinha média de 33 pilotos por etapa. Neste ano, mais de 40 carros estão inscritos. Entre os destaques, estão o atual campeão Giuliano Losacco, da equipe A. Mattheis, e os cinco ex-pilotos de Fórmula 1 - Ingo, da AMG-Filipaper Racing, Chico Serra, da Bassani-RC3, Raul Boesel, da Embratel Motorsport, Luciano Burti, da RC, e Christian Fittipaldi, da Avallone.
Por uma nova norma da Confederação Brasileira de Automobilismo, o grid terá apenas 38 carros. Os lugares serão assegurados pelo seguinte sistema: os 27 pilotos que participaram de pelo menos dez das 12 etapas em 2004, além do campeão e o vice da classe Light - no caso, o paranaense Diogo Pachenki e o mato-grossense Reck Júnior, têm participação garantida em cada corrida. Os demais vão disputar as vagas no treino classificatório.