Campo Grande (MS) - A Associação Esportiva Mergulhão está organizando duas equipes mistas de tchoukball, com atletas das cidades de Campo Grande, Chapadão do Sul, Corguinho e Ponta Porã, para participação no Campeonato Tekokatu de Tchoukball, na cidade de Mairiporã (SP), nos dias 23 a 24 de agosto. A organização local oferece alojamento e alimentação.
Ao todo vinte e quatro pessoas vão participar do campeonato que reunirá as melhores equipes da modalidade do Brasil. Mato Grosso do Sul foi campeão brasileiro feminino em 2007 e campeão da Copa Carioca (1ª etapa do Brasileiro 2008). Já o masculino detém um 5º lugar em 2007 e um 2º lugar na etapa Copacabana, este ano.
Durante o campeonato, o representante da FITB (Federação Internacional de Tchoukball) no Brasil, Archimedes de Moura Jr., estará observando atletas para convocar os jogadores que integrarão a Seleção Brasileira no World Games 2009 (Mundial que reúne as modalidades que não são olímpicas).
O tchoukball, também chamado de "Esporte da Paz", esporte sem violência e sem contato físico, está sendo praticado em sete cidades do Mato Grosso do Sul: Jardim, Santa Rita do Pardo, Três Lagoas e as quatro citadas acima. Informações sobre a modalidade com Sílvia Echeverria, pelo telefone (67) 8404-8103.