O trabalho da temporada 2005 teve mais uma fase concluída para 18 dos 22 pilotos da Fórmula Indy. Eles participaram na terça e na quarta-feira de testes coletivos no circuito misto de Sonoma. Denominada Infineon Open Test, a atividade serviu como preparação para a primeira corrida da categoria na pista californiana, que será disputada no dia 28 de agosto contando pontos pela 14ª das 17 provas previstas no calendário.
As equipes deram especial importância a esse teste, tendo em vista que a realização de corridas em mistos é uma das novidades implantada neste ano pela Indy Racing League. A primeira experiência aconteceu em 3 de abril, nas ruas de São Petersburgo, na Flórida. A segunda será na etapa de Sonoma. Depois disso, a Fórmula Indy voltará a se apresentar num misto em 25 de setembro, em Watkins Glen, na penúltima corrida da temporada.
"Acertar o carro para um traçado misto não é algo tão corriqueiro aqui na Indy", justifica Vitor Meira, que encerrou os treinos em Sonoma em oitavo lugar. O piloto brasileiro da Rahal-Letterman concorda que as 108 voltas que percorreu nos dois dias vão contribuir para a definição do set up do carro para mistos. "Foi bom, nós descobrimos bastante coisa que precisa ser feita, mas o mais importante foi saber o que não devemos fazer", analisa.
O primeiro contato da categoria com o circuito de 2,3 milhas evidenciou voltas mais rápidas que as esperadas no fim de semana da prova de daqui a cinco meses. "O clima agora está perfeito para a gente andar rápido. Em agosto, com o calor mais forte, eu vou me surpreender muito se alguém conseguir baixar esses tempos de agora. As condições vão ser outras, bem menos favoráveis. Muda até o rendimento aerodinâmico do carro", justifica.
As atenções imediatas da Rahal-Letterman voltam-se à quarta etapa da temporada 2005. Quinto na classificação do campeonato, Vitor vê na prova do dia 30 em Motegi "o começo da briga pelo título". Foi no circuito oval japonês de uma milha e meia que, no ano passado, o brasileiro disputou sua primeira prova pelo time de Bobby Rahal e David Letterman, onde atuava até então como piloto de testes. Sua viagem ao Japão está marcada para dia 23.
No total dos dois dias, na verdade, 20 pilotos foram à pista. O brasileiro Roberto Moreno atuou na terça, acertando o carro de Ed Carpenter. Também na terça, o norte-americano Jeff Bucknum, outro que não participa do campeonato, deu 33 voltas com o carro de Roger Yasukawa. Em Sonoma, após dois dias de treinos coletivos, os melhores tempos de cada piloto foram os seguintes:
1º) Dario Franchitti (ESC/Andretti-Green Racing), Dallara-Honda, 1min16s1051
2º) Hélio Castroneves (BRA/Team Penske), Dallara-Toyota, 1min16s4497
3º) Scott Dixon (NZE/Chip Ganassi Racing), Panoz-Toyota, 1min16s4688
4º) Tony Kanaan (BRA/Andretti-Green Racing), Dallara-Honda, 1min16s4715
5º) Dan Wheldon (ING/Andretti-Green Racing), Dallara-Honda, 1min16s6481
6º) Bryan Herta (EUA/Andretti-Green Racing), Dallara-Honda, 1min16s6762
7º) Ryan Briscoe (AUS/Chip Ganassi Racing), Panoz-Toyota, 1min16s9249
8º) Vitor Meira (BRA/Rahal-Letterman Racing), Panoz-Honda, 1min17s1166
9º) Buddy Rice (EUA/Rahal-Letterman Racing), Panoz-Honda, 1min17s1724
10º) Scott Sharp (EUA/Fernandez Racing), Panoz-Honda, 1min17s1814
11º) Kosuke Matsuura (JAP/Super Aguri Fernandez), Panoz-Honda, 1min17s1907
12º) Alex Barron (EUA/Cheever Racing), Dallara-Toyota, 1min17s2445
13º) Darren Manning (ING/Chip Ganassi Racing), Panoz-Toyota, 1min17s6270
14º) Sam Hornish Jr. (EUA/Team Penske), Dallara-Toyota, 1min17s7900
15º) Danica Patrick (EUA/Rahal-Letterman Racing), Panoz-Honda, 1min18s4647
16º) Patrick Carpentier (CAN/Cheever Racing), Dallara-Toyota, 1min18s5711
17º) Roberto Moreno (BRA/Vision Racing), Dallara-Toyota, 1min19s2527
18º) Roger Yasukawa (JAP/Dreyer & Reinbold Racing), Dallara-Honda, 1min19s6044
19º) Ed Carpenter (EUA/Vision Racing), Dallara-Toyota, 1min19s6423
20º) Jeff Bucknum (EUA/Dreyer & Reinbold Racing), Dallara-Honda, 1min21s3236