Paris (França) - O médico responsável pela operação de Ronaldo, Eric Rolland, disse nesta sexta-feira que os três primeiros meses após a cirurgia serão cruciais para o atacante do Milan.
"Tudo pode acontecer nos próximos três meses porque a cirurgia não é uma ciência exata. Tudo vai depender do andamento da reabilitação", disse Rolland. "O resultado final depende 50% da operação, 50% da terapia."
"Faremos o primeiro check-up daqui a três meses e outro em seis meses. Do ponto de vista médico, continuaremos cautelosos até os seis meses", comentou.
De acordo com o médico, a primeira fase da recuperação independe de Ronaldo. "A reabilitação não depende dele nos primeiros seis meses. Vai depender depois. Psicologicamente, ele é um homem muito forte."
Nesta sexta, Ronaldo recebeu alta do hospital Pitié-Salpétriere, em Paris, onde foi operado para a reconstrução do tendão patelar do joelho esquerdo há oito dias.
"Ele não estará libertado para correr antes de cinco meses e só poderá voltar a treinar depois de nove meses", afirmou o cirurgião.
Ronaldo, de 31 anos, já havia sido operado com o mesmo problema, mas no joelho direito, no fim de 1999 e em abril de 2000. No último dia 13, o atacante rompeu o tendão patelar do joelho esquerdo no empate por 1 a 1 entre Milan e Livorno, pelo Campeonato Italiano, e foi operado no dia seguinte.
Agora, o atacante passará uma semana em seu apartamento na França, e o primeiro mês de tratamento será realizado na Europa, entre Milão e Paris. No fim de março, ele passará por uma nova ressonância e, caso seja liberado, seguirá a recuperação no Brasil.