Campo Grande (MS) - As garotas e a torcida comercialina bem que se esforçaram, mas ainda existe um grande abismo entre o amadorismo do futebol sul-mato-grossense e o profissionalismo de outros estados brasileiros. Prova disso foi a goleada de 10 a 0 aplicada pelo Santos sobre o Comercial nesta quarta-feira (16), no Estádio Morenão. A partida amistosa, promovida pela Copagáz, marcou a estreia das estrelas Marta e Cristiane pelo time da Baixada Santista.
Cerca de 15 mil torcedores acompanharam o show de fogos de artifício e o futebol bem acima da média de Marta e Cristiane, que comandaram as Sereias da Vila com dribles, arrancadas, passes de efeito e principalmente gols. Foram dois tentos da jogadora considerada três vezes melhor do mundo pela Fifa e outros três assinalados pela atacante Cristiane, eleita a terceira melhor do mundo no último ano.
As comercialinas até chegaram a incomodar a goleira santista, obrigando-a a fazer defesas difíceis, como numa falta cobrada por Juliana Cardoso, mas a parte tática e física fizeram a diferença, somadas a habilidade de jogadoras como Marta, Cristiane, Fran (autora de um gol) e Érika (autora de dois gols). Susana e Gisele marcaram os outros dois gols.
De positivo fica o fato de uma partida amistosa de futebol feminino ter colocado tanta gente num estádio, coisa incomum no Brasil. "Espero que não só aconteça com Santos, nem só com o Comercial, mas que as pessoas possam ir ao estádio para prestigiar o futebol feminino. Isso aqui não tem valor. A gente está muito contente com que venham pessoas de várias idades, principalmente as crianças. Espero estar sempre contribuindo em algo, passando coisas positivas", elogiou Marta, em entrevista à Rádio Atlântica.
Polivalente, a jogadora Patrícia Sochor atuou como atacante e zagueira no amistoso. Para ela, a equipe da Capital pecou na marcação. "Demos muitos espaços para elas, teve muitos erros de marcação. Tinha que ter mais paciência também", lembra a atleta, enfatizando também a diferença física entre os dois times.
"Elas vivem para jogar, treinam todos os dias. Nós temos outras ocupações, treinamos uma ou duas vezes por semana", lamenta Patrícia, enfatizando ainda que nenhuma menina do Comercial recebe salário para jogar.
Um dos destaques da partida, a meio-campista Juliana Cardoso procurou ver o lado bom da derrota. "Valeu muito a pena. Apesar do placar, serviu para promover o futebol feminino em Mato Grosso do Sul", destaca.
Ela não esconde a decepção pela goleada sofrida, mas achou o resultado justo. "Temos que levar em consideração que o time delas jogou sério, não brincou em campo, mas nós esperávamos seguarar um pouco mais", aponta.
O amistoso serviu como preparação para Copa Libertadores Feminina, que começa em outubro. O Santos fará sua estreia no próximo dia 4, às 11h30 (Brasília), na Vila Belmiro, contra o White Star, do Peru, pela Copa Libertadores. Completam o grupo 1 o Caracas, da Venezuela, o Everton, do Chile, e um representante ainda a ser definido da Bolívia.