Quarta-feira, 12 de novembro de 2025, 19:17

Jonathan conquista o Jojums e mira o futuro no esporte

da redação - 12 de nov de 2025 às 15:07 25 Views 0 Comentários
Jonathan conquista o Jojums e mira o futuro no esporte Da Redação

Jonathan Alves de Oliveira, 17 anos, nasceu em 06 de setembro de 2008, em Coxim (MS). O jovem atleta de voleibol tem construído sua trajetória no esporte a partir de experiências pessoais e decisões que redefiniram seu caminho. Antes do vôlei, Jonathan se dedicava ao futebol, mas conta que não se sentia plenamente realizado. “Eu jogava futebol aqui na minha cidade, mas não sentia que era ali onde eu era feliz. Um dia conheci uma pessoa que jogava vôlei e me chamou para jogar. Eu sempre brincava em rodinhas de vôlei e gostava muito, então fui treinar com o técnico Tico. Depois disso, fui me dedicando cada vez mais, porque eu realmente gostava do esporte”, lembra.

 

A partir desse início, Jonathan encontrou no vôlei um espaço de pertencimento e motivação. Ele destaca a importância do grupo com quem treinava e do próprio treinador. “Foi meu técnico e meus antigos parceiros de equipe que me inspiraram. Eu tinha muito apoio deles e gostava de estar com eles. Eu queria levar minha cidade para o topo dos campeonatos de MS e representar Coxim.”

 

A motivação se traduziu em resultados significativos ao longo dos anos. Jonathan cita como momento mais marcante da carreira a participação nos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul (Jojums). Depois de três participações sem alcançar o resultado desejado, 2025 marcou uma virada. “Esse ano foi meu último no Jojums. Eu consegui o primeiro lugar no vôlei de quadra da segunda divisão e também fui campeão no vôlei de praia da série prata. Fui chamado para jogar o Brasileiro Escolar. Isso marcou muito para mim”, conta.

 

A rotina de treinos é organizada conforme a disponibilidade das equipes da cidade. Jonathan participa dos treinos da equipe adulta de Coxim nas terças e quintas-feiras, às 20h. Nos dias sem treinos de quadra, ele se dedica ao vôlei de praia na Poliesportiva. “É um jeito de manter o ritmo. Sempre que não tem treino, eu estou jogando vôlei de praia para continuar evoluindo”, explica.

 

Conciliar esporte e estudos já foi um desafio maior. “No começo foi difícil porque eu não tinha essa rotina, mas depois a gente se acostuma. Hoje é mais tranquilo”, afirma. Jonathan também comenta como gosta de se preparar emocionalmente antes dos jogos. “Eu gosto de juntar os meus parceiros de equipe e fazer uma oração. Depois disso, ouço música ou fico brincando com eles. Essa união é importante.”

 

Ao longo da formação como atleta, Jonathan também experimentou diferentes posições em quadra. Começou como central, passou pela função de levantador e ponteiro, até se encontrar como oposto. “Eu me vejo jogando muito mais de oposto. Eu me sinto mais leve e com mais visão de jogo nessa posição.”

 

Sobre lidar com a pressão, o jovem diz que esse é um elemento que não o intimida. “Eu gosto da pressão, então para mim é divertido. Eu sempre gostei”, resume.

 

O objetivo de Jonathan é claro e direto: seguir no esporte de maneira profissional. “Meu objetivo hoje é ser atleta profissional de vôlei e dar uma vida melhor para a minha família.”

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?